Fenae defende atuação do banco público no desenvolvimento regional

88

Audiência pública na Câmara debate a importância dos investimentos públicos no desenvolvimento integrado do Brasil

O desenvolvimento regional com foco no Nordeste foi o tema da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (17) no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Promovida pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), o debate destacou o papel do Banco do Nordeste para o desenvolvimento da região. A audiência visa elaborar diretrizes para ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do Brasil e à redução de desigualdades regionais.

Presente no debate, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, destacou o importante momento de união entre as entidades públicas para frear o desmonte do patrimônio público. Segundo o presidente, os empregados dos bancos públicos precisam informar à população sobre as consequências das privatições.

“Nós, trabalhadores da Caixa e do BNB, temos algumas tarefas. A partir daqui nós precisamos falar dia e noite com os nossos colegas, com os clientes que são atendidos, com prefeitos e vereadores, participarmos das audiências públicas importantes em cada região desse país e alertar as pessoas que, quando saírem esses bancos, quando saírem os fundos constitucionais, quem vai perder não será só a instituição, mas também a população”, afirmou Ferreira.

O desenvolvimento regional é um dos principais objetivos da Caixa Econômica Federal. O banco é responsável por cerca de 70% do todo o financiamento habitacional do país. Como um banco social forte, a Caixa já entregou mais de quatro milhões de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, gerando 1,2 milhão de empregos. “Não podemos aceitar o que fazem com a Petrobras e o que querem fazer com a Caixa que é retirar o seu papel social. E o que o governo quer fazer? Desmonta-la, acabar com tudo. Nós não sossegaremos enquanto não revertemos esse quadro”, afirmou Ferreira.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, deputado José Carlos Nunes Junior (PT/MA), destacou que o governo não investe nos bancos públicos e faz uma trama de desconstrução no patrimônio do Brasil para tentar desacreditar as instituições. “O governo quer tornar o banco ineficiente a qualquer custo para justificar uma futura privatização. Nós temos que dizer não a todos os tipos de privatização. Essas instituições são do povo, não do governo”, afirmou o deputado.

Defesa do Banco do Nordeste 

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é responsável pela administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O governo federal tem ameaçado retirar a gerência do FNE do banco. A presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, Rita Josina, destacou o papel dos empregados do BNB para sensibilizar a sociedade pela causa dos bancos públicos.

“Ser trabalhador do Banco do Nordeste é fazer uma defesa da melhoria das condições de vida da população. Nossa luta é para ocupar espaço e contribuir para que a gente possa ter políticas cada vez mais justas e melhores condições de vida”, disse Rita.

Assim como outras instituições brasileiras e a Caixa, o Banco do Nordeste também está na lista do governo federal para uma possível privatização. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Sérgio Vasconcelos de Oliveira, foi enfático ao dizer que a ideia da privatização do Banco do Nordeste não é válida. “Seria estúpida a ideia de entregar o Banco do Nordeste, um banco que dá lucro. Qual o sentido dessas ameaças? Estamos diante de uma ameaça que vai impactar o Brasil como um todo”, avaliou Oliveira.

Oliveira destacou ainda a importância no desenvolvimento dos estados do Nordeste e reforçou que a política de desenvolvimento precisa ter um olhar atento para o Nordeste. “Como produzir desenvolvimento social com 56 milhões de pessoas fora da estratégia nacional? Queremos que o Brasil olhe para o Nordeste com todas as suas potencialidades”, salientou.

Assista aqui à participação da Fenae na Audiência Pública sobre Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional

 

 

Assista aqui à Audiência Pública completa: https://www.youtube.com/watch?v=eT74JmaXJrE&feature=youtu.be

19

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome