Frente em Defesa dos Bancos Públicos é lançada no MA

257


A Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, no Maranhão, foi lançada nessa quinta-feira (26/10), na sede do Sindicato dos Bancários (SEEB-MA), no Centro de São Luís. 

De iniciativa do SEEB-MA e do deputado federal Zé Carlos, a Frente tem como objetivo combater o desmonte da Caixa, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia. 

Esse desmonte, que visa preparar os bancos públicos para a privatização, já está sendo promovido pelo Governo Temer, por meio das reestruturações, fechamentos de agências e demissões de bancários em todo o país. 

A importância dos bancos públicos

Em palestra proferida durante o evento, o presidente da FENAE, Jair Pedro, criticou o desmonte e explicou a importância dos bancos públicos para os brasileiros. 

“Além de contribuir com o desenvolvimento econômico nacional, regional e municipal; proporcionar empregos diretos e indiretos; os bancos públicos – como a Caixa – são responsáveis pelo financiamento de programas sociais; por 82% de todo o crédito ofertado para saneamento básico e infraestrutura, bem como por 70% de todo o crédito destinado à habitação” – informou. 

Segundo o palestrante, no Maranhão, a função social dos bancos públicos é ainda maior, pois mais de 90% de todos os empréstimos e financiamentos que são contratados pelos maranhenses são provenientes dos bancos públicos. “Se esses bancos forem privatizados, entregues ao setor privado que só visa ao lucro, o povo do Maranhão sofrerá graves consequências” – alertou. 

Para o deputado federal Zé Carlos, o evento foi um sucesso, pois conseguiu reunir bancários, trabalhadores em geral, a juventude, além de representantes de diversas entidades e movimentos sociais, que saíram convictos de que é necessária uma grande mobilização para pressionar os parlamentares maranhenses, em Brasília, a votarem contra as medidas impopulares desse Governo corrupto de Michel Temer, como as privatizações, a Reforma da Previdência e a retirada dos direitos dos trabalhadores. 

De acordo com o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, os bancários maranhenses precisam se juntar à luta pelo fortalecimento dos bancos públicos, contra a entrega das estatais ao capital externo, pela revogação da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização e, sobretudo, na luta por nenhum direito a menos. “A saída para enfrentar os ataques aos trabalhadores é resistência, solidariedade de classe, mobilização, rua e chão!” – conclamou.

Encaminhamentos

No fim do evento, a Frente Parlamentar definiu os primeiros encaminhamentos em defesa dos bancos públicos, como a realização de audiências públicas nas câmaras municipais; promoção de um Encontro sobre o FGTS e o Programa Minha Casa, Minha Vida, em conjunto com movimentos de moradia do Estado; organização de atos e mobilizações todas as quartas-feiras,em frente às agências bancárias, com a participação da sociedade e dos movimentos sociais; além de fortalecer a luta em defesa dos fundos constitucionais (FNO/FNE).

Participação plural 

Além dos dirigentes do SEEB-MA, Eloy Natan, Enock Bezerra, Edna Lúcia, Gerlane Pimenta, José Pereira, Arnaldo Marques e Regina Sanches, o lançamento da Frente contou a participação do deputado federal Zé Carlos, dos dirigentes da AFBNB, Dorisval de Lima e Rita Josino, do diretor do Sintrajufe, Saulo Arcangeli, do presidente da FENAE, Jair Pedro, da dirigente da APCEF, Nizete Queiroz, dos deputados estaduais Bira do Pindaré e José Inácio, do presidente do Procon, Duarte Júnior, além de representantes do Dieese, do Governo do Estado, das centrais sindicais, confederações, partidos políticos, e movimentos sociais e da juventude, ressaltando a importância da luta em defesa dos bancos públicos e das empresas estatais.  

*** Matéria postada originalmente em 27/10/2017


Source: SAIU NA IMPRENSA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome