Outubro Rosa: realização de exames é fundamental

6

Como em todos os anos, o Outubro Rosa chamar a atenção das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença pode ser detectada através do autoexame e exames de imagem, como o ultrassom, a mamografia e a biópsia.

No autoexame, as mulheres devem colocar uma das mãos atrás da cabeça e usar os dedos da outra mão para tocar a mama com movimentos circulares, começando no mamilo e seguindo até a axila. Mesmo não substituindo a visita ao médico, o autoexame pode ser o primeiro passo para a identificação de alterações prematuras nas mamas, a exemplo de mudanças no tamanho ou com a aparição de pequenos nódulos.

Vale ressaltar que, infelizmente, o Brasil ainda está longe de ser modelo na realização de exames médicos para a prevenção do câncer de mama. Para se ter ideia, era pra ter sido realizadas 11,5 milhões de mamografias em 2020 e somente 2,7 milhões foram feitas, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Mais recentemente o Outubro Rosa também é uma campanha que alerta às mulheres para a prevenção do câncer de colo do útero.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome