Programa Nossa Voz Ed 27 – Dowbor explica o “dreno financeiro” das riquezas do País

34

Nesta segunda-feira (21) a AFBNB realizou mais uma edição do programa Nossa Voz, recebendo o Professor titular de pós-graduação da PUC-SP nas áreas de Economia e Administração, Ladislau Dowbor. A temática principal girou em torno da MP 1052/21, dos impactos relacionados aos fundos constitucionais e dos bancos públicos, com destaque para o BNB e o sistema financeiro atual. Participou também do programa o Diretor de Comunicação e Cultura da AFBNB, Dorisval de Lima.

Ao longo do Nossa Voz, Dowbor denunciou o que chamou de “dreno” das riquezas do País através da operação do grande capital rentista, efetuado principalmente pelos Bancos privados. O nível de taxa de juros praticado pelo setor privado também foi alvo de críticas do professor e a maneira com que estes recursos deixam de ser reinseridos na economia nacional, para isso citou exemplos de outros países como Moçambique e China que tem no investimento público uma das bases de sua economia.

Para ele os bancos privados realizam as chamadas “dinâmicas extrativas” nas quais os recursos seguem sendo drenados para o sistema financeiro e para a especulação não gerando dinamismo econômico, empregos e renda na base social, o que paralisa a economia, destacando ainda o papel dos bancos públicos em diversos países desenvolvidos, como no caso da Alemanha. Ainda enfatizou que o Brasil está sendo entregue ao rentismo financeiro internacional pelo atual governo e que se faz necessária a luta contra esse tipo de “guerra política” que tem levado o país ao atraso econômico.

O programa Nossa Voz é um canal de comunicação aberto para debates e ideias sobre o BNB, o fortalecimento dos bancos públicos, desenvolvimento regional, a pauta dos trabalhadores e análise de conjuntura, sempre  ao vivo, na página do facebook e YouTube da Associação. Curta, comente e compartilhe!

Veja abaixo a íntegra do último programa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome