Reportagem da Rádio USP enfoca sistema financeiro da América Latina

7
O programa Brasil Latino, da Rádio USP, refletiu, no dia 4 de outubro, sobre a redução de postos de trabalho no setor bancário em toda a América Latina. O entrevistado do dia foi o secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf CUT), Roberto von der Osten.

Na introdução da entrevista o jornalista e apresentador, Marco Piva, observou que, de 1985 até hoje, a categoria reduziu pela metade e que houve grande aumento da digitalização das operações financeiras, da “moeda de plástico” e a chegada da criptomoeda. Tudo isso causa impactos diretos não apenas no sistema financeiro, mas nas formas de funcionamento da economia.

“E esta realidade não se vê apenas no Brasil. Por exemplo, no Brasil, temos quase 45% dos municípios sem agências bancárias. E, tempos atrás, intermediamos uma negociação entre o Bradesco e a La Bancária (organização da categoria bancária da Argentina), para tratar sobre o encerramento das operações do banco brasileiro no país”, disse Von der Osten. “A redução da categoria, dos direitos dos trabalhadores e a privatização é outra realidade em comum”, completou.

Mas, a entrevista abrangeu diversos assuntos, como o combate à corrupção e lavagem de dinheiro, por exemplo.

O programa Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).

Ouça a entrevista na íntegra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome