Início Notícias Saiu na imprensa – Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste rejeita...

Saiu na imprensa – Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste rejeita PL que visa abrir bancos aos sábados

203

Por Renata Vilela | 30 de Novembro de 2021

banco do nordeste

Se depender de Rita Josina, diretora-presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), o Projeto de Lei do deputado  David Soares – DEM/SP relatado pelo deputado  Fábio Ramalho (MDB/MG), não será vitorioso. O PL 1043/2019, que pode ser votado esta semana na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, busca abrir agências bancárias nos finais de semana.

Rita Josina afirma que a AFBNB tem acompanhado de perto as questões institucionais e as questões sobre relações de trabalho: “Tudo aquilo que está na contramão do que defendemos – que é a valorização dos trabalhadores – nós temos pautado. Seja no âmbito do Banco do Nordeste, seja nas questões da categoria”.

Josina ainda esclarece: “Nós já defendemos há muito tempo a redução da jornada de trabalho e o cumprimento do regime de 6 horas, dadas as condições do trabalho bancário, além de várias questões relacionadas às pressões por meta e assédios”. Segundo ela, “São questões específicas dentro do mercado financeiro, que tenta maximzar os lucros em detrimento dos direitos dos trabalhadores”.

Desse modo, a diretora-presidente da AFBNB afirma a visão que a associação tem sobre o PL: “Nós defendemos que o trabalho seja respeitado, que os trabalhadores tenham sua carga de trabalho cumprida, o pagamento de horas extras devidas e entendemos que final de semana é horário de descanso, tempo livre, tempo de folga”, disse.

“Nós vamos nos posicionar contra [o PL] e defender que se cumpra a jornada de trabalho com melhoria das condições de vida dos trabalhadores”, afirma Josina. “Não podemos permitir que a vida privada dos trabalhadores seja absorvida pelo interesse de maximização dos lucros”, conclui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome