Sarto articula movimento regional em defesa do BNB

171
As especulações sobre uma possível fusão do BNB com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) se transformaram em preocupação entre deputados federais e estaduais dos Estados do Nordeste. O presidente da Assembleia Legislativa, Sarto Nogueira (PDT), sentiu a ameaça ao papel do Banco do Nordeste e decidiu se antecipar para articular um movimento regional em defesa da instituição.

Fundado em 1952, o BNB completa, em 2019, 63 anos de existência cumprindo, segundo o deputado estadual Sarto Nogueira, um importante papel no desenvolvimento econômico e social da Região Nordeste. Sarto disse, ainda, que as bancadas dos Estados do Nordeste na Câmara Federal e no Senado, também, foram acionadas para se integrar à frente parlamentar para barrar qualquer ameaça ao futuro do BNB.
Os deputados estaduais querem sair do encontro em São Luis como uma carta para expor uma forte oposição a qualquer mudança na atuação do BNB.  A expectativa é de que, nessa reunião, estejam presentes representantes das 9 Assembleias Legislativas (CE, PE, MA, PB, AL, SE, RN, PI e BA), além de deputados federais e senadores. O encontro pode representar, também, o embrião para criação do Parlamento nordestino.

BNB e DNOCS

Os deputados estaduais Danniel Oliveira e Walter Cavalcante, ambos do MDB, destacaram, nessa quarta-feira, na Assembleia Legislativa, as articulações endossadas pelo presidente Sarto Nogueira para a mobilização regional em defesa do BNB e, também, do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra às Secas). Danniel confirmou presença na reunião a ser realizada, nessa sexta-feira, em São Luis, para discutir o futuro do BNB.

O deputado Walter Cavalcante anunciou que, na próxima segunda-feira, em Recife, representantes das Assembleias Legislativas do Nordeste lançam uma frente para fortalecer o papel do DNOCS. Walter revelou que, nos últimos 30 dias, os 458 deputados estaduais dos 9 estados do Nordeste foram convidados a participar dessa mobilização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome