A Associação dos Funcionários do BNB esteve reunida na manhã desta segunda-feira (14) com o Presidente do Banco para discutir acerca da questão que envolve o retorno dos funcionários às atividades presenciais.
Representada pela Diretora – Presidente , Rita Josina e pelo Diretor de comunicação, Dorisval de Lima, a AFBNB nesta oportunidade reiterou a reivindicação que já apresentara noutras oportunidades, inclusive por meio de ofício, acerca do assunto, de que o retorno para os funcionários enquadrados no chamado “grupo de risco” só ocorra quando existir uma situação de controle efetivo da Covid-19, sem maiores riscos de contaminação, o que só será possível com a existência da vacina, após a consequente política de imunização.
Assim, ao ratificar a demanda, foi apresentada a sugestão de adiamento do calendário apresentado pelo Banco para o retorno, previsto para o próximo dia 21, procedido de um cronograma de retorno gradual e que assegure a permanência do referido grupo no “sistema de teletrabalho”, conforme auto declarações, de modo a evitar exposição a contaminações e assim preservar a saúde dos trabalhadores.
O Presidente se comprometeu a discutir a questão com o pessoal da área de recursos humanos e que encaminhará alguma orientação nesta perspectiva. A AFBNB reiterou a importância dessa informação haja vista a proximidade da data prevista para o retorno. Assim, aguardamos o encaminhamento da questão da forma mais favorável possível aos funcionários envolvidos em torno da matéria.
Outra reivindicação da base também reafirmada na ocasião diz respeito à suspensão das mensalidades do empréstimo de férias e do CDC, política que já vinha em andamento como parte das medidas no contexto da pandemia, mas que teve o mês de agosto como última etapa, razão pela qual foi formulado o pleito pela prorrogação, direcionado aos mutuários da ativa e aposentados. O Presidente ficou de analisar a questão para dar retorno oportunamente.
A AFBNB segue acompanhando todas as pautas dos trabalhadores no sentido de garantir a melhoria constante das condições de trabalho, principalmente nesse contexto da pandemia, essenciais para o alcance dos resultados e o cumprimento da missão do BNB.
Gestão História e Autonomia para lutar: a AFBNB em ação sempre!