56ª Reunião do Conselho de Representantes: AFBNB pauta discussão sobre desenvolvimento regional em Brasília

189

Durante dois dias Brasília foi palco de amplos debates sobre a política nacional de desenvolvimento com enfoque no recorte Regional. A 56ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, realizada na Capital Federal nos dias 16 e 17 de setembro reuniu funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além de convidados de diversas entidades representativas dos trabalhadores das regiões Norte e Nordeste.

No primeiro dia do evento (16) foi realizada a abertura com falas de vários agentes políticos e de entidades de trabalhadores. Todos reforçaram a necessidade de levar a questão do desenvolvimento regional a um maior aprofundamento sempre com vistas ao crescimento das atividades produtivas das economias locais e regionais, além da defesa e do fortalecimento do BNB e cumprimento das prerrogativas constitucionais no que tange ao FNE.  Ainda pela manhã foram realizadas palestras com Presidente da Associação dos Funcionários do Banco da Amazônia (AEBA), Silvio Kanner, e com Alci Lacerda, representante da AFBNB e ex diretor de Ações Institucionais da Associação, com realização de debates após as exposições.

Ainda no mesmo dia, os participantes acompanharam a mesa informativa sobre Capef, Camed, Caref e pontos importantes da gestão Unidade e Luta da AFBNB. Após a reunião dos grupos regionais, o dia foi encerrado com a realização de Plenária Final com deliberações,  recomendações à diretoria da AFBNB, aprovação de moções e a escolha da Comissão Eleitoral que deverá encaminhar o processo de votação para a próxima gestão da AFBNB.

Na terça-feira (17), todos se fizeram presentes no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional para a realização da Audiência Pública “Uma Nova Política de Desenvolvimento Regional” promovida pela Comissão de Participação Legislativa (CLP) da Câmara dos Deputados, tendo sido proposta pela AFBNB como parte de sua agenda institucional junto ao parlamento federal. Estiveram à mesa da audiência a Diretora-Presidente, Rita Josina; o coordenador da Bancada do Nordeste, Deputado Julio Cesar (PSD-PI); a Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves; o economista Chefe do BNB, Luiz Alberto Estevez e o Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Também participaram da Audiência diversos parlamentares do Nordeste e de outros Estados, além de representantes e diretores das demais entidades presentes ao evento.

Ao final da Audiência, Rita Josina fez a leitura da Carta de Brasília, documento que aponta fundamentos e diretrizes abordados durante os dois dias de evento, reforçando a importância e a necessidade da mobilização política e social na construção do desenvolvimento do Nordeste. Brevemente, será divulgado o relatório final da 56ª RCR trazendo todo o detalhamento do evento e os seus encaminhamentos para os devidos repasses nas unidades do Banco.

A audiência pública na íntegra pode ser assistida clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=EwwGpFIndaI

A AFBNB firme, com autonomia e resistência!

Pelo fortalecimento do BNB, em defesa do FNE e dos trabalhadores!

Gestão Unidade e Luta

1 COMENTÁRIO

  1. A AFBNB sempre atuante, fiel à sua auditoria de quase 34 anos, em defesa dos trabalhadores, pelo Fortalecimento do BNB e em prol do desenvolvimento. Não à PEC 119/2019! Em defesa dos fundos constitucionais – do FNE gerido exclusivamente pelo BNB e direcionado às atividades produtivas tal como determina a Constituição Federal vigente no país!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome