15 municípios passam ao semiárido

272


Mais 15 municípios do Ceará passam a integrar a região do semiárido, anunciou ontem o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB).


O Governo do Estado pleiteia a inclusão de mais 32.


Ao serem reconhecidos como parte do semiárido, os municípios têm acesso a financiamentos governamentais em condições mais favoráveis, prioridade na obtenção de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), além de apoio em ações emergenciais.


Em todo o Brasil, chega a 1.189 o número de municípios reconhecidos como parte do semiárido. A população que vive nesses locais é superior a 25 milhões de habitantes. Em função da seca que atingiu o Nordeste principalmente entre 2012 e 2016, foi proposta nova delimitação, com inclusão de 54 municípios até agora.


Além dos 15 cearenses, foram incluídos mais 36 municípios do Piauí e três da Bahia. O anúncio foi feito ontem, em reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife (PE). Dos 54 novos municípios incluídos no semiárido, 31 estão entre os 20% com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos respectivos estados.


Os critérios para inclusão no semiárido foram média anual de chuvas igual ou inferior a 800 milímetro, índice de aridez igual ou inferior a 0,5 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. Seguindo o governo cearense, os 32 municípios cuja inclusão no semiárido é pleiteada se enquadram nesses parâmetros.


 


Saiba mais


Municípios que passam a integrar o semiárido Acaraú Amontada Beberibe Cascavel Fortim Granja Marco Martinópole Moraújo Morrinhos São Luís do Curu Senador Sá Tururu Uruoca Viçosa do Ceará 


 


Source: SAIU NA IMPRENSA – 300

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome