1º de maio – trabalhadores do mundo, uni-vos!

313

Nenhum direito na vida de um trabalhador, no âmbito da sua atividade laboral, foi dádiva patronal. Os direitos foram conquistados a duras penas, à custa da liberdade, do esforço, do suor e mesmo da vida de trabalhadores que nos precederam.

No setor bancário, a carga horária de 6h diária, licença prêmio, plano de cargos são exemplos de avanços que resultaram de negociações alicerçadas em greves intensas e participativas, em uma época em que a categoria bancária era uma das mais mobilizadas e atuantes do país.

Os tempos nunca foram fáceis para a classe trabalhadora, isso é fato. Mas é fato também que a atual conjuntura se apresenta com um grande desafio, pois não se está lutando para ampliar direitos mas para mantê-los.

Já perdemos algumas batalhas – basta que lembremos da reforma trabalhista – mas há muito pelo que lutar, por essa geração e pelas próximas.  Nós, trabalhadores do BNB, nos mobilizamos pela instituição, por melhores  condições de trabalho e por uma política de desenvolvimento nacional que contemple as especificidades regionais.

Mesmo que não haja receitas ou mapas que apontem o caminho para que o Brasil encontre uma saída democrática e baseadas na justiça social para seus grandes problemas, uma coisa é certa: não podemos terceirizar nossas lutas e nem deixá-las pra depois! A hora é agora, o momento é já e os protagonistas devemos ser todos nós, classe trabalhadora!

Por isso, amanhã, 1 de maio, a AFBNB conclama para que se junte às manifestações que ocorrerão em todo o país. Informe-se dos atos em sua cidade (horário e local) e participe!

Confira programação pelo Brasil

São Paulo – início às 10h,  Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista.

BAHIA

14h – 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador.

BRASÍLIA

13h – Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais.

No 1º de maio também será celebrado os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).

CEARÁ

15h – Ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, com concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa.

GOIÁS

14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto.

17h – Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.

MATO GROSSO

16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

MARANHÃO

São Luiz
8h – nas proximidades da Feira do João Paulo, em São Luís. ato com panfletagem e coleta de assinaturas do abaixo-assinado das centrais contra a Reforma da Previdência na Feira do João Paulo; às 14h, concentração da Romaria da BR 135 e às 15h, concentração da Romaria do Anjo da Guarda.

PERNAMBUCO

9h – Concentração na Praça do Derby, em Recife

PIAUÍ

8h – Ato do 1º de maio na Praça da Integração, em Teresina.

RIO GRANDE DO NORTE

10h – Em Natal, às 8h, haverá ato unificado na Praça das Flores, no bairro de Petrópolis e, às 10h, caminhada até a Praia do Meio.

TERESINA

Ato Político e Cultural do dia do trabalhador, no 1 de maio, que acontecerá na próxima quarta-feira, na Praça do CSU, no Parque Piauí a partir das 08h.

RIO DE JANEIRO

9h às 14h – Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.

14h às 17h – Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

SERGIPE

8h – Concentração do ato na Praça da Juventude – Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre

15h – Ato na Orla do Guaíba – programação completa será definida nesta terça-feira (23)

Caxias do Sul

14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva

Bagé

14h – Concentração na Praça do Coreto, com aminhada pela Avenida 7 de Setembro;

Erechim

10h – Concentração no Bairro Atlântico

Passo Fundo

14h às 17h – Ato no Parque da Gare

Pelotas

14h às 18h – Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera

Santa Maria

10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.

Ijuí

14h – Concentração seguida de ato na Praça Central.

SÃO PAULO (região metropolitana e inteiror)

Campinas

9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral

10h30 – Ato no Largo da Catedral

11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú

*A Missa dos Trabalhadores na Catedral será das 9h às 10h30

Osasco

6h30 – 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30.

São Bernardo do Campo

Ação Inter-religiosa

9h – Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz

9h30 – Missa

Sorocaba

14h às 22h – O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.

(Com informações da CSP-Conlutas e CUT)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome