Ação: confira atividades da AFBNB

252


O segundo semestre começou e a luta da AFBNB no cumprimento da sua missão se intensifica à medida em que os desafios são postos. Agendas, encontros, reuniões com a base, articulações políticas são parte da luta em defesa dos funcionários do BNB e pelo fortalecimento do Banco e da sua reafirmação como instituição de desenvolvimento.


Acompanhe abaixo registros de atividades realizadas nos últimos dias:


 



 


– A presidenta da AFBNB, Rita Josina, o diretor Reginaldo Medeiros e o conselheiro fiscal Alberto Ubirajara participaram nos dias 30 e 31 de julho do 44º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), em Foz Iguaçu (PR), a convite daquela entidade. Na oportunidade, Rita Josina falou da importância do fórum enquanto espaço de discussão das questões relacionadas à categoria, sobretudo da base do BNB vinculadas a sindicatos associados à Confederação. Ela citou questões específicas como o PCR, trabalho gratuito, a isonomia de tratamento e a dignidade de saúde e previdenciária, reintegração dos demitidos – pautas que exigem soluções estruturadas e que não podem mais ser postergadas. Na abordagem enfatizou ainda a ameaça que a PEC 87/2015 representa às regiões com corte de recursos constitucionais, com destaque para o Nordeste, com prejuízos ao BNB – administrador do FNE. Os dirigentes da Associação participaram também da construção da minuta específica de reivindicações que será entregue ao BNB para início das negociações no âmbito da campanha salarial para assinatura do acordo coletivo.


 



 


– Participação do Diretor de Comunicação Dorisval de Lima no programa de rádio Mundo do Trabalho. O tema abordado foi o “momento político na ótica dos trabalhadores”. Dorisval abordou dados como o crescimento do lucro dos bancos em contraposição às condições de trabalho dos bancários – como extrapolação da jornada, trabalho gratuito, assédio moral etc –  e qual deve ser o papel do movimento sindical no enfrentamento dessas questões. O diretor abordou também questões específicas do BNB e citou as lutas encampadas pela entidade no campo institucional, citando a mais recente: a PEC 87/2015 que reduz em 30% os recursos dos fundos constitucionais. Dorisval enfatizou o posicionamento contrário da AFBNB à proposta. Ele reforçou o chamamento da sociedade e dos parlamentares à mobilização no sentido de não permitir que a ideia da redução de recursos de fundos constitucionais seja aprovada. 


 



 


– No dia 31 de julho, os diretores Alci Lacerda de Jesus e José Frota de Medeiros participaram do Fórum BNB de Desenvolvimento 2015. Na ocasião, a Associação preparou um documento fundamentando seu posicionamento contrário à PEC 87/2015. O material foi distribuído no Passaré, bem como enviado à imprensa, repercutindo na mídia. Leia aqui


 



 



 


– A AFBNB, representada pelo diretor Reginaldo Medeiros, esteve reunida com trabalhadores do BNB das agências de Pirapora (MG), no dia 4 de agosto e Brasília de Minas, no dia 5. Na pauta, além do repasse das principais cláusulas da minuta específica da Contec, foi abordada a PEC 87 e os riscos que ela traz às regiões atendidas pelos fundos constitucionais e às instituições que administram os recursos, no caso do FNE, o BNB. A próxima reunião do conselho de representantes e o seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil” que serão realizados em Brasília nos próximos dias 17 e 18 também foram tratados. No âmbito do direito dos trabalhadores foram discutidos pontos como PCR, assédio moral, metas abusivas, problemas relacionados à Camed e à Capef bem como socializadas ações que tramitam pelo Sindicato dos Bancários de Montes Claros e Região.


 



 


 – No dia 5, o encontro foi com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos e a Federação da Bahia e Sergipe para discutir apoio político e organizacional ao seminário em Brasília, como também para a realização de atividades junto à classe política local e movimentos sociais tanto na capital quanto no pelo interior do estado contra a PEC 87. A reunião contou com a presença da presidenta da AFBNB, Rita Josina, e os diretores Dorisval de Lima, Waldenir Britto e Geraldo Galindo. As entidades reafirmaram o compromisso de luta conjunta pelo desenvolvimento regional e valorização dos funcionários do Banco do Nordeste. Leia matéria do Seeb-BA sobre o assunto aqui.


 



 


– Além do Seeb-BA, os dirigentes da AFBNB se reuniram com o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), do PCdoB-BA, para articular uma discussão no âmbito da Assembleia Legislativa da Bahia acerca da PEC 87/2015 e seus impactos especificamente no Nordeste e no BNB, tendo ficado acertado com o deputado uma audiência especial na Comissão de Agricultura, com indicativo de data para 1 de setembro próximo.


– Também na Bahia, o diretor Waldenir Britto realizou visitas às unidades do estado, onde abordou questões no âmbito trabalhista e institucional, além de tratar da próxima RCR e do Seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil”, além da identificação de demandas pontuais as quais foram levadas posteriormente à Superintendência (relembre aqui).


 


Source: Notícias – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome