AFBNB 32 anos: A luta se renova a cada dia!

339


Daqui a 2 dias, a AFBNB completa mais um ano de lutas no cumprimento de sua missão. Há 32 anos, em 4 de fevereiro de 1986, a Associação foi criada por um grupo de funcionários do BNB para trabalhar pelo fortalecimento do Banco do Nordeste, pela redução das desigualdades regionais e pelos direitos dos trabalhadores. Para celebrar a data, a diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva, escreveu o artigo abaixo, que foi publicado hoje no jornal O Estado. Confira:


 


AFBNB 32 anos: A luta se renova a cada dia!


Neste próximo domingo, 4 de fevereiro, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) completa 32 anos de existência. Desde sua fundação, em 1986, a Associação tem participado, ativamente, de momentos históricos e se firmado na luta contra as desigualdades regionais e em defesa das instituições de desenvolvimento – sobretudo o BNB – e dos direitos dos trabalhadores.

Ao longo dessa trajetória os desafios foram e têm sido enormes, principalmente nas ocasiões em que, de forma brutal, governos tentaram enfraquecer o BNB e atacar seus funcionários, como aconteceu anos atrás, no governo neoliberal de FHC/Byron Queiroz e agora, com a atual gestão da Presidência da República.


Em tempos de ataques diuturnos contra os trabalhadores, de aplicação de uma agenda neoliberal, que obedece ao receituário do capital nacional e estrangeiro, o trabalho e a mobilização das entidades têm tido cada vez mais importância na perspectiva de barrar tais ataques e trazer a pauta da agenda pública e política, os verdadeiros interesses da população, das regiões e dos trabalhadores. Isso a Associação tem procurado fazer desde o seu nascedouro, quando liderou, dentre outros, um movimento pela inclusão do artigo 159 na Constituição Federal – garantindo a criação dos fundos constitucionais de desenvolvimento, importantes instrumentos para as regiões ainda deficitárias economicamente, como o FNE na região Nordeste e o FNO, na região Norte.



Nos tempos atuais, a Associação não se distancia daqueles ideais que a fundaram. Seja participando e/ou organizando manifestações; promovendo e buscando articulações em âmbito parlamentar; acionando instâncias de garantia de direitos; dentre tantas outras medidas tomadas, a AFBNB tem atuado com autonomia e transparência e a cada ano renova sua disposição para as empreitadas que exigem novas estratégias e lutas.


O que nos move é o sonho de um Nordeste próspero, justo, desenvolvido, contribuindo com suas potencialidades para o país; um país com instituições fortes, com trabalhadores engajados, comprometidos e valorizados. A Associação reforça seu compromisso, neste natalício, fazendo valer a experiência e o conhecimento de quem mantém seu foco voltado para as questões nordestinas, pelo fim das desigualdades intra e extrarregionais, que ainda afetam o desenvolvimento das regiões mais carentes em termos de políticas públicas. Parabéns à Associação e a todos os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, afinal, a AFBNB é de todos nós!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome