AFBNB – Agenda Institucional permanente em defesa do Banco e trabalhadores

203


No último dia 23, a AFBNB realizou ações de articulação em Brasília por meio dos diretores José frota de Medeiros e José Alci Lacerda de Jesus. Nessa oportunidade, a entidade pautou, além das questões relacionadas à estratégia de desenvolvimento regional, a organização da 48ª Reunião do Conselho de Representantes – RCR – e o acompanhamento dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.



Assim, a Associação participou de audiência com o senador José Pimentel (PT/CE) para tratar de vários assuntos, como a participação na Reunião do Conselho de Representantes e no seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil”, que acontecerão em Brasília nos dias 17 e 18 de agosto deste ano, respectivamente;  da reintegração dos demitidos, que tem Projeto de Lei do senado (PL 068/2007) e cláusula passível de acordo em análise no DEST, aguardando posicionamento da presidência do BNB, além da restauração da comunicação da AFBNB com os seus associados, via email corporativo do Banco, vetada pela diretoria sem razões plausíveis e que vão na contra mão da democracia e dos direitos dos trabalhadores.


Fundo de Energia do Nordeste – FEN



A convite do senador Pimentel, a Associação participou da apresentação do Fundo de Energia do Nordeste – FEN, que foi lançado via Medida provisória – MP 677, e vai trabalhar uma nova matriz energética da região, baseada na energias eólicas e solar (energias limpas). De acordo com a apresentação, a MP representa um projeto de impacto para o futuro da região, tendo em vista que a tornará autossuficiente em energia elétrica, além de que passar a ser fornecedora de outras regiões do país.


Sob o argumento de que o projeto mobilizará recursos oficiais, a AFBNB defendeu a posição de que tais recursos, por obediência aos preceitos constitucionais, deverão ser operados por um banco de desenvolvimento, no âmbito do recorte regional, e que neste sentido, desde já, fará articulações com a bancada nordestina com vistas a emendar a referida MP, designando o BNB enquanto operador oficial. Essa ação tem consonância com a missão da entidade de lutar pela governança e sustentabilidade do Banco, elevando sua importância para a região e o país.


PL 343/2007 – reintegração dos demitidos



Os diretores da Associação reuniram-se com a deputada Soraya Santos (PMDB/RJ), presidenta da Comissão de Finanças e tributação – CFT. Atendendo à solicitação da AFBNB, a deputada assegurou a colocação em pauta do projeto para o dia 15/07/15. Nessa perspectiva, a AFBNB conclama a todos os companheiros da comissão de demitidos a se integrarem à estratégia de ação institucional da AFBNB, a fim de estruturarmos o processo de articulação e mobilização de apoios, visando sensibilizar os deputados e integrantes da Comissão para votarem favoravelmente ao PL da reintegração dos demitidos.


A AFBNB presente na luta!


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome