AFBNB intensifica agenda: reunião de Diretoria, diálogo e presença na base

175

A semana passada foi marcada por agenda da AFBNB no Ceará e no Estado do Piauí, com diálogo com a sua base, reunião de Diretoria e participação em homenagem a seu Diretor em Teresina (PI).

 Solenidade em Teresina

Na quinta-feira (14), ocorreu sessão solene na Câmara Municipal de Teresina para conferência do Título Honorífico de ‘Cidadão Teresinense’ conferido a várias personalidades do município que, oriundos de outras localidades, se radicaram na capital piauiense para exercer suas atividades profissionais e sociais. Nesse contexto, o Diretor Regional da AFBNB para os Estados Maranhão e Piauí, Gilberto Mendes Feitosa, natural do município de Floriano-PI foi um dos agraciados, tendo recebido o referido título, iniciativa do vereador José Venâncio Cardoso (PSDB) e aprovado pelo plenário da Casa Legislativa. A Associação prestigiou o evento, sendo representada pelo próprio agraciado, pela Diretora-Presidente Rita Josina e o Diretor de Comunicação e Cultura Dorisval de Lima. Nossas congratulações ao Diretor Gilberto Mendes pelo importante reconhecimento.
(Confira discurso de agradecimento preferido por Gilberto Mendes no final desta matéria)

Reunião Diretoria

Na sexta-feira (15) ocorreu reunião da diretoria da Associação, momento em que os diretores discutiram as atividades em andamento, o planejamento de novas ações, questões jurídicas, agenda institucional, Recursos Humanos, entre outros assuntos. Mereceu destaque ainda aspectos referentes à Capef/Camed e a organização da 61ª Reunião do Conselho de Representantes a ser realizada no próximo mês de abril, em Aracaju (SE).

Diálogo com a base

Ao final da tarde de sexta-feira (15)  a Associação se fez presente no Passaré em reunião com funcionários da área de Tecnologia da Informação lotados na Torre de Negócios – Administração de Crédito e Renegociação de Dívidas. O encontro – que foi organizado pelos próprios funcionários, por iniciativa dos representantes da AFBNB Leonardo Cruz e Júlio Ramos  abordaram os diversos aspectos da luta da AFBNB. Dessa forma o diálogo se deu em torno do histórico da entidade e suas ações nos mais diversos aspectos (institucional, político, jurídico, relação com o Banco, entre outros). Além disso, foi abordada a própria organização dos trabalhadores, o fortalecimento das entidades de representação, como é o caso da AFBNB e a participação nos fóruns, eventos e demais lutas. Ao fim foi debatida a imprescindibilidade do vínculo dos trabalhadores com a entidade e a realização de novas filiações. Participaram pela  AFBNB a Diretora-Presidente Rita Josina e os diretores Assis Araújo e Dorisval de Lima.

DISCURSO DE AGRADECIMENTO AO TÍTULO DE CIDADÃO TERESINENSE

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel Alencar Silva; minha esposa, Vênus Andrade; demais presentes a esta solenidade no Palácio “Senador Chagas Rodrigues”. Senhores e Senhoras, boa noite!

Dirijo-me a todos com a mais pura simplicidade e dizer aos nobres vereadores/vereadoras, que estou imensamente gratificado, de coração feliz por estar aqui, nesta data, recebendo o Título de “Cidadão Teresinense”. É grande a dimensão e a mais forte alegria por ser contemplado com a honrosa distinção.

Antes de iniciar minhas descritivas quero manifestar fiel agradecimento e, de forma explanada, do que diretamente formal, à Câmara Municipal de Teresina e, de modo especial, aos Senhores vereadores e Senhoras vereadoras que votaram em meu nome para o recebimento de tão valiosa honraria. E nesse tratamento reporto-me em particular, com total gratidão ao renomado vereador José Venâncio Cardoso Neto, enaltecendo o mesmo como o responsável direto pela iniciativa, na qualidade de o autor do projeto, que contou com a saudável cumplicidade desta Casa, pela conferência do Título sobre o qual estou sendo agraciado neste ato.

Como momento oportuno agradeço também ao casal de amigos, Josué Andrade de Almeida (cunhado) e Márcia Barbosa Almeida – os quais me abriram os espaços para que eu pudesse conhecer o dinâmico vereador José Venâncio Cardoso Neto – e assim chegasse por interlocução dele a esta augusta Casa.

Lembro-me muito pouco da cidade onde nasci, em FLORIANO-PI, mas na memória a nítida fixação de que minha adorada mãe ficando viúva com três filhos pequenos em São Luis-MA, realiza uma abençoada migração para a Capital do Estado do Piauí e, aqui, se estabelecendo a partir da década de 1950, na Rua Nossa Senhora de Fátima, bairro Piçarra.

Este diploma prezados vereadores/vereadoras e demais presentes, traz uma importante significação! O mesmo se tornará para sempre, não somente para mim, pois o é em especial e por essência, mas também para os meus familiares e amigos.

Afirmo aos ilustres vereadores/vereadoras que em Teresina realizei meus primeiros passos na escola, no mundo do trabalho, na literatura, na poesia, na militância em várias frentes, enfim. Obtive a graduação do curso superior – Licenciatura Plena em História – na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pelo que me sinto por demais honrado e agradecido. Período de 18.08.1997 a 31.10.2001.

Participei ativamente de Grêmios Estudantis, caminhadas no campo literário, esporte amador e noutras plagas… Ainda jovem me vi envolto à necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, condição não particular, mas bem peculiar (e presente) na realidade do País. Como primeiro emprego o de Auxiliar de Escritório de advocacia “Dr. José Camillo da Silveira Filho”, onde o acompanhava nos afazeres diários da empresa.

Ainda no palmilhar de conhecimentos e na busca incessante de um melhor padrão profissional, surgem o Banco da Bahia S/A e o Banco Brasileiro de Descontos S/A (BRADESCO), no período de 01.07.1972 a 31.05.1974; Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL), no período de 03.06.1974 a 10.11.1975. A graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na cidade de Caxias-MA, no período de 01.03.1975 a 21.01.1978. O concurso para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), aprovado no ano de 1976, com a posse em 07.06.1979, no cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, na cidade de Caxias-MA; em seguida, pelo BNB, andanças profissionais nas cidades de Esperantina (PI), no período de 1983 até 1992; Campo Maior (PI), período de 1992 até 1995. Após esse momento, já residente em Teresina e, para maior alegria de vida, permaneci prestando serviço no BNB, na agência Centro, no período de 1996 a 2019, quando efetivei minha aposentadoria.

Após minha chegada à Agência Centro do BNB, constatei uma necessidade de compartilhar outra atividade, percorrendo caminhos da política Sindical, aceitando  agregar cargos nas Diretorias do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários no Estado do Piauí (SEEBF-PI), período de 1998 até 2016, e dedicando-me a partir desta data aos cargos de Diretoria na Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB).

Atualmente, além da vida de trabalhos e publicações literárias, sou Diretor Regional do Maranhão e Piauí pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), com sede em Fortaleza-Ceará, tendo sido reeleito para o triênio 2023 a 2025.

Explícito, assim, minha simples trajetória de vida, consubstanciada como de grande aprendizado nestes anos de trabalho/universidade/entidades/lazer, onde pude reunir forças e dedicação para a existência de compromissos sérios e transparentes, postados na lealdade firme e baseados no campo das afeições democráticas.

Contextualizando acrescento que a homenagem que recebo se configura na memória numa infinita gratidão, afirmando que aos banhos e as águas bebidas dos dois rios, Poty e Parnaíba, me cativaram e fortaleceram-me, os quais estão objetivados por uma “Teresina Cristalina” como a Cajuína e, poder reafirmar a todos que já sentia o amor e a dedicação profunda como a de um filho legítimo.

Nesta valiosa cidade pude fazer muitos amigos! Consegui caminhar lutando em bases sindicais. Nas entidades locais (e de fora do município) em defesa da classe trabalhadora – na base dos bancários – e defendendo ações direcionadas nas buscas de amenizar complexidades; em defesa de um Nordeste Melhor (região de diversas desigualdades sociais).

Finalizando, quero agradecer mais uma vez, a esta cidade acolhedora; aos seus valiosos habitantes, bem como abraçar meus amigos e amigas pela vida inteira, aos políticos, administradores, demais funcionários e, em especial, à Câmara Municipal de Teresina, na pessoa de cada um de seus Eminentes Vereadores/Vereadoras; pelos gentis gestos quando da aprovação do projeto que me torna Cidadão TERESINENSE, juntando-me assim, aos irmãos de nascimento, de adoção e de coração.

Darei continuidade a minha trajetória com empenho e dedicação sobre essa Terra maravilhada, navegando sempre no coração do homenageado o fiel registro de respeito e gratidão e, na alma, ficando a leveza da proclamação inesquecível desta data,

SOU MAIS UM CIDADÃO DE TERESINA – GRATIDÃO ETERNA À TERESINA.

Muitíssimo Obrigado!!!

Gilberto Mendes Feitosa

Gilberto@afbnb.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome