AFBNB na luta pela nomeação dos aprovados em concurso

385


Na tarde dessa quinta-feira (16), a AFBNB se reuniu com um grupo de aprovados no concurso de 2014 para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O encontro aconteceu na sede da Associação, em Fortaleza, e cumpriu o objetivo de nivelar sobre as iniciativas já realizadas e levantar encaminhamentos na perspectiva da nomeação.


Os representantes da AFBNB enfatizaram que o assunto é pauta permanente nas abordagens que tem feito junto a todas as instâncias, seja o Banco, governo, parlamento, em manifestações, em peças de lutas, em campanhas salariais, e em todas as frentes. Para a AFBNB a luta pelo fortalecimento do BNB, assim como pelo conjunto das instituições públicas passa, sobretudo, pela dotação adequada de recursos humanos, tanto em termos de qualificação adequada destes, quanto em termos da realização de concurso com a devida convocação dos aprovados, para o cumprimento da função social e constitucional das empresas.


Segundo informações dos aprovados, o Banco estancou as nomeações há mais de dois anos. Eles destacaram que ainda há cerca de 700 pessoas esperando ser convocadas, e que há um déficit em torno de 200 pessoas em relação ao teto de funcionários que o BNB pode ter conforme determinação do governo federal. O Banco, por sua vez, informou em reunião realizada em setembro que estaria autorizado a repor até 15% das vagas abertas por ocasião do PID, o que para a AFBNB está muito aquém da necessidade.


Os dirigentes da Associação enfatizaram que o Banco tem o direito e o dever de buscar junto ao governo a autorização para nomear os aprovados, os quais acreditaram, se prepararam e lograram êxito no certame, inclusive pela realidade da flagrante carência de pessoal no Banco, principalmente nas agências.


Como encaminhamentos do encontro foram sinalizadas algumas iniciativas, as quais serão buscadas em conjunto, e por iniciativa da AFBNB:  intensificar a interlocução juntos aos diversos segmentos como governo, Ministério Público do Trabalho; continuar pautando o assunto em Brasília; buscar a realização de audiências nas casas legislativas e pautar junto a imprensa e demais veículos.


Por oportuno foi feito o registro de que está sendo agendada uma reunião com o Presidente do Conselho de Administração do Banco, em cuja oportunidade a AFBNB mais uma vez vai pautar o assunto. A partir de um encontro anterior, seis meses atrás, foi elaborado um documento contendo uma série de matérias pertinentes ao BNB sob todos os aspectos, principalmente Recursos Humanos, sendo a convocação dos aprovados no concurso e a reintegração de demitidos parte integrante, sobre o qual estamos buscando o retorno positivo. 




A AFBNB ao lado dos trabalhadores

Gestão Unidade e Luta


 


DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome