AFBNB participa de audiência pública sobre Defesa dos Bancos Públicos no Piauí

251



A diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, e o diretor de comunicação Dorisval de Lima participaram na manhã de hoje (28) de audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí, sobre Defesa dos Bancos Públicos. Na ocasião foi lançado o Comitê em Defesa dos Bancos Públicos no Estado do Piauí.


Na sua abordagem, Rita Josina chamou a atenção para a questão regional, sugerindo audiência para discutir o assunto. Destacou que a defesa dos bancos públicos passa pelo debate do papel específico, considerando os aspetos gerais e regionais do desenvolvimento.


Além disso, os diretores contextualizaram as ações que a AFBNB tem feito na defesa dos bancos públicos, como a articulação e mobilização de parlamentares, sugestões a casas legislativas para o debate em torno do assunto e as lutas específicas em defesa da região e do BNB, como a travada por ocasião da MP 785/2017, que retirou recursos dos fundos constitucionais para o FIES. Diante disso, a AFBNB está analisando formas de impedir que isso aconteça, através, por exemplo, de uma ação de inconstitucionalidade (ADIN). No mesmo sentido, a Associação está se somando a outras instituições de trabalhadores contra o Decreto 9188, articulando Projetos de Decreto Legislativo (PDCs) que visem a revogação da medida.


A Audiência Pública integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “Se é público, é para todos”, e foi proposta pela deputada estadual Flora Izabel (PT). 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome