A AFBNB participou na última quinta-feira (dia 20) de uma reunião sobre fundos de pensão, a convite da Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal no Ceará (ACEA), em Fortaleza. O objetivo foi discutir os problemas que afetam os Fundos de Pensão, traçar formas conjuntas de lutas e de proposições que solucionem os problemas.
Dorisval de Lima, diretor de comunicação e cultura da AFBNB, representou a entidade e contextualizou os demais participantes sobre a problemática do plano BD da CAPEF, cuja diferença entre o que se recebe quando da ativa e pós aposentadoria é tão gritante que inviabiliza os trabalhadores do Banco de se afastarem efetivamente de suas atividades laborais. Além disso, o percentual de contribuição pago por quem já recebe o benefício da Capef é alto, afetando o orçamento familiar.
Além da AFBNB, estavam presentes participantes das Caixas de Previdência da Caixa Econômica Federal (FUNCEF), CHESF, Codevasf, Faelce, e o escritório de advocacia Ervedosa Advogados.
Na ocasião, ainda foi instituído um fórum de discussão permanente, com a criação de ferramenta virtual para traçar e planejar ações, além de fortalecer a ANAPAR, com vistas à inserção no Congresso da entidade, cuja assembleia local no Ceará ocorrerá no dia 26 de abril, às 10h, na sede do Sindicato dos Eletricitários, em Fortaleza.