Agenda institucional – AFBNB acompanha projetos em Brasília

237



Em uma semana delicada para os trabalhadores, com tramitações dos projetos das reformas trabalhista e previdenciária no Congresso Nacional, a AFBNB esteve em Brasília em uma agenda institucional que envolveu acompanhamento de projetos, interlocução com parlamentares e reafirmação de bandeiras, além de diálogo com os trabalhadores do BNB na capital federal.


Rita Josina, José Frota de Medeiros e Dorisval de Lima – respectivamente diretora-presidente, diretor de ações institucionais e diretor de comunicação – estiveram em Brasília de 9 a 11 de maio e estiveram reunidos com os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Valadares Filho  (PSB-SE), presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia/CINDRA, com quem discutiram a realização de audiências conjuntas da AFBNB e da Comissão, para tratar de questões que interessam a ambas as partes, como os juros do FNE e o fundo do semiárido.


Além disso, reuniram-se com as assessorias e chefias de gabinete dos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Júlio Cesar (PSD-PI) e Leônidas Cristino (PDT-CE) com quem reforçaram a solicitação de apoio na tramitação de projetos de interesse dos trabalhadores e do BNB. Abordaram o fechamento das agências do Banco e a necessidade de acelerar projetos de infraestrutura na região, como a Transnordestina e a integração de bacias (transposição do rio São Francisco, por exemplo).


Discutiram também a retomada e celeridade de projetos importantes que estão estagnados há tempos, como o Projeto de Lei 343/07, que prevê a reintegração dos funcionários demitidos do BNB entre março de 1995 e fevereiro de 2003. Em 2013 o PL recebeu parecer positivo do relator na Comissão de Finanças e Tributação, tendo sido arquivado ao final da legislatura e posteriormente desarquivado em 2015.


Para Rita Josina, “os ataques aos trabalhadores estão avançando a passos rápidos e nós não podemos dormir no ponto. As agendas em Brasília são importantes momentos de interlocução direta com os parlamentares, bem como de compreensão dos bastidores e dos meandros  em torno dos assuntos que nos interessam”.


Gestão ‘Unidade e Luta’


A AFBNB firme com resistência e autonomia.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome