Artigo: Idade média e idade mídia

387

Houve uma determinada época onde só alguns tinham acesso a educação e a informação e faziam-se julgamentos baseados em inferência, dogmas e religiosidade cega. Esta época era a idade média e estes julgamentos seriam as inquisições.

Hoje, ocorre mais ou menos no mesmo formato, mas com maior facilidade de divulgar informações inverídicas ou baseadas em um ponto de vista de uma polaridade burra e medíocre. Nossa época é a da idade mídia, onde é fácil julgar, condenar e executar em redes sociais — as atuais praças públicas —, qualquer um que nem diverge do que o outro pensa, basta não concordar.

Basta um pequeno “vacilo” e bumba! Você é o novo vilão, o bloqueado no perfil, ou excluído do grupo em que se dividem entre uns que são pró, outros contra e a maioria muda. Muda por educação e/ou para evitar o confronto ou mesmo o choque de ideias. Esta maioria é bem a que ao menos pensa antes de dizer, opinar e se colocar no fogo cruzado de um tiroteio onde não há alvo, mas a necessidade de atirar.

O interessante é que a ideia original das redes sociais seria para aproximar as pessoas, mas virou um campo de batalha de egos.

Existem pedagogos, psicólogos e outros profissionais e ciências que defende que a socialização traz o desenvolvimento cognitivo da pessoa, mas isso também está ligado à influência do ambiente. A pergunta é: qual ambiente, se cada um em seu isolamento e no excesso de autoconfiança perpetua crenças equivocadas.

A facilidade com que se espalha o ódio e o racha é também bem parecida de como se alastrou outra peste na idade média, a peste negra, que matou muitos por falta de cuidados básicos de higiene. Hoje, o cuidado básico é este em que a maioria muda das redes e dos grupos têm se mantido vivos sem levar nenhum tiro e ser sumariamente executado, excluído.

Que geração está sendo criada para o futuro, com crianças crescendo entre adultos que se preocupam mais em estarem cegamente certos, sem estarem abertos à verificação e autocorreção, ao ponto de desfazer amizades e laços de relacionamento?

Assim como na idade média, devemos nos preocupar com a higiene para não nos infectarmos com a peste. Mas no caso da idade mídia, devemos limpar nossas mentes para evitar contaminar ou ser contaminado com a cegueira da opinião míope, fechada e raivosa.

João Lopes

joaolopesmn@gmail.com

Pedagogo e gestor de pessoas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome