Bancários mobilizados em defesa dos bancos públicos 

12

 

Nesta quinta-fera (16/09), o foco é defender os bancos públicos e lutar contra a sanha privatista do governo Bolsonaro. Em um tuitaço, o movimento sindical se uniu a toda sociedade para levantar a hashtag #SeÉPúblicoÉParaTodos.

Os bancos públicos são fundamentais para a retomada do crescimento econômico do Brasil. Mais de 100 milhões de brasileiros foram atendidos pela Caixa na pandemia de Covid-19, com o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios. O BB se destaca por conceder mais crédito para as micro e pequenas empresas. Apesar do papel de cada um, o governo Bolsonaro quer fatiar todo o Estado e as empresas públicas.

Responsáveis pela operação de grandes políticas sociais, a exemplo do Fies, CrediAmigo, e agricultura familiar, os bancos públicos cuidam da distribuição de recursos e crédito para reduzir as desigualdades regionais. Ainda chegam onde os privados não querem, atendendo a população de lugares mais distantes das grandes cidades.

O BNB, por exemplo, fomenta o desenvolvimento da região Nordeste. Através do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) destinou R$ 12,5 bilhões a empreendimentos no primeiro semestre deste ano. Os ataques do governo Bolsonaro são injustificáveis. O BNDES, BB e Caixa financiam, juntos, obras de infraestrutura, como hidrelétricas, geração de energia eólica, metrôs, corredores de ônibus, aeroportos e portos, e ainda realiza empréstimos a longo prazo. Só o povo tem a perder.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome