Cartilha faz alertas sobre a Reforma da Previdência

172

A proposta do governo é tão nefasta à aposentadoria do brasileiro, as centrais sindicais lançaram a web cartilha “Com a reforma da Previdência do Bolsonaro você não vai se aposentar!” para esclarecer todos os prejuízos da PEC 6/19 à sociedade e aos trabalhadores. O material está disponível aqui.

Na cartilha, esclarece pontos da proposta, como o aumento da idade mínima para aposentadoria – 65 anos para homens e 62 para mulheres, o aumento do tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos. Tem mais, para receber o valor integral, a pessoa terá de contribuir por 40 anos.

Em relação aos ataques aos direitos das mulheres, o material explica que, especialmente as professoras do setor público terão de trabalhar mais 10 anos e contribuir mais para poder se aposentar com benefício parcial.

Também esclarece que o governo quer reduzir os valores da pensão por morte de viúvos, viúvas e órfãos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) pago a idosos pobres com a reforma da Previdência. Na prática, o valor passaria de um salário mínimo, R$ 998,00 para R$ 400,00, e seria pago aos idosos em condição de miséria a partir dos 60 anos.

Sobre a capitalização, a cartilha das centrais sindicais expõe que a PEC 6/19 quer substituir o atual modelo de repartição simples. Nele, há regime de financiamento de Seguridade sem que haja formação de reservas. Com a mudança, fica prevista a acumulação (poupança individual) de recursos durante um período específico. Quem tem salário baixo, terá ainda mais dificuldade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome