Conheça a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

6

O objetivo é resguardar os direitos previdenciários dos bancários que foram acometidos por doença.

31/05/2022 às 08:18
Ascom/SEEB-MA

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

O objetivo da CAT é resguardar os direitos previdenciários dos associados que foram acometidos por alguma doença, garantindo benefícios futuros. Em casos de COVID-19 vale ressaltar que o documento só será emitido para os casos confirmados e não para os suspeitos de contaminação pelo coronavírus.

Desse modo, para a emissão da CAT são necessários os seguintes documentos: cópia do atestado e cópia do relatório médico, exames, testes, RG, CTPS, PIS, CNPJ da agência, comprovante de residência, valor salarial bruto, função exercida no banco e data do último dia trabalhado.

Para facilitar, o INSS permite o Registro da CAT de forma online, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios. O sistema também permite gerar o formulário da CAT em branco para, em último caso, ser preenchido de forma manual.

Bancário (a), não deixe de comunicar o acidente ou doença. O Sindicato enfatiza a total confidencialidade das informações enviadas.

Dúvidas? Ligue: (98) 3311-3512 ou (99) 99160-5168 (WhatsApp – Diretora Lívia).

****Matéria incicialmente postada em 28/05/2021

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome