A AFBNB foi notificada ontem (dia 28) pelo Conselho de Administração, pelo Comitê de Auditoria do Banco e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) acerca da existência de documento contendo denúncia contra o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) supostamente feita pela Associação. Desde já, a AFBNB manifesta integral desconhecimento sobre o assunto.
Não é a primeira vez que a Associação é vítima da mente criminosa e de interesses obscuros de terceiros, que usam o nome e falsificam documentos da Associação de maneira covarde. Em 2017, as denúncias foram feitas ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria Geral da União (CGU). Na época, a AFBNB negou os fatos e exigiu a apuração a fim de descobrir os verdadeiros autores.
Sempre que se faz necessário, a AFBNB se dirige aos órgãos competentes, dentro dos preceitos legais e republicanos, com documentos registrados, numerados a partir de controles internos e assinados por seus representantes legais.
Nesta ocasião, novamente, a Associação enviou ofícios ao Banco e aos órgãos envolvidos esclarecendo que desconhece a denúncia. Além disso, está buscando o encaminhamento jurídico bem como tomando as providências necessárias, inclusive policiais, com registro de boletim de ocorrência.
A AFBNB repudia veementemente o fato e considera no mínimo lamentável o uso por má fé da imagem de uma entidade séria, cuja atuação e razão de ser é defender os direitos dos trabalhadores, o fortalecimento do Banco e o desenvolvimento regional, e que tem o reconhecimento de sua base e de seus pares.
Acesse a versão em PDF desta nota e distribua entre a sua base
Todo respeito à AFBNB e a seus associados!
Gestão Autonomia e Luta
A AFBNB firme, com resistência e autonomia
a notícia é importante, mas depois dela o associado precisaria saber “o que foi denunciado?”.
Prezado José Carlos, o registro feito pelos órgãos (TCU, CGU, Conselho de Administração) foi dando conta da existência de documento contendo denúncia que teria partido da Associação. Não nos informaram sobre o mérito, conteúdo… apenas que o documento estava sem assinatura. Como não se trata de iniciativa de nossa autoria, cumpre-nos registrar desconhecimento e negar o fato. Foi exatamente o que ocorreu de forma peremptória aos respectivos órgãos. No mesmo sentido o fizemos ao presidente do Banco, por ofício e durante reunião realizada ontem. Agora pela manhã diretoria foi à delegacia registrar Boletim de Ocorrência.
Se a notícia é falsa, mesmo que a AFBNB soubesse de seu conteúdo, não caberia à entidade divulgá-la, pois estaria contribuindo para a disseminação de mais uma fake news, mesmo sob o pretexto de negar sua autoria. É o que fizeram, por exemplo, os eleitores do Bolsonaro durante a campanha, reproduziam notícias falsas contra o PT e Haddad-Manuela justificando que “apenas
estavam repassando”.
Sugiro abertura de um inquérito para ficar claro para os associados que há provas por meio de imagens perante o protocolo desses órgãos de que esses documentos não foram entregues por membro da AFBNB, ou seja, identificação da pessoa que compareceu para entrega.
Olá Fernanda, a diretoria fez Boletim de Ocorrência no mesmo dia, com pedido de apuração do fato.
A AFBNB Fez Boletim de Ocorrência? Se não, deveria fazer.
Olá Eduardo, fizemos sim, no mesmo dia, e pedimos a apuração do fato.
Providencias devem ser tomadas para que fatos dessa natureza não mais voltem a acontecer.
O que esta em jogo e toda uma seriedade dos funcionários comprometidos de fato com essa Instituição.
Lamentável…..