A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) protocolou um requerimento, nesta quarta-feira (29), no qual solicita a convocação do Ministro da Economia Paulo Guedes, para que ele explique as ações da pasta em relação à conduta do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual por várias servidoras do banco público.
No documento, apresentado à Câmara dos Deputados, a parlamentar também cobra informações do ministro sobre as ações adotadas para o caso e encaminha ofício à Procuradoria da Mulher da Câmara para que acompanhe as investigações. As acusações vieram a público nessa terça (28), em reportagem do portal Metrópoles. Ao menos cinco vítimas relataram toques em partes íntimas sem consentimento, por parte de Guimarães, além de falas, abordagens e convites inconvenientes e desrespeitosos. Os casos de assédio teriam ocorrido em situações em que funcionárias viajavam com o presidente da Caixa por determinação dele.
As denúncias estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF), sob sigilo, desde o final do ano passado. À época, um grupo de funcionárias que trabalharam em equipes diretamente ligadas ao gabinete da presidência da Caixa decidiu se unir e romper com o silêncio para denunciar Guimarães. “São estarrecedores os relatos de funcionárias da Caixa sobre práticas de assédio sexual protagonizadas pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. Guimarães é a cara de um governo machista e misógino. Que seja investigado e punido. Toda minha solidariedade às funcionárias!”, tuitou Erika Kokay.