Desenvolvimento e previdência em debate na 47ª RCR

213



A AFBNB promoveu no último fim de semana a 47ª Reunião do seu Conselho de Representantes (RCR). Durante os dias 20 e 21 de março, diretores da Associação, funcionários do BNB entre representantes de base e  convidados reuniram-se para tratar de temas relevantes para o Nordeste, bem como de questões pertinentes ao corpo funcional do Banco. O encontro, que teve uma agenda com diversas atividades, aconteceu em Beberibe, litoral do Ceará, e contou com a presença de 149 associados da entidade.


A mesa de abertura, na manhã de sexta-feira,  foi composta pela presidenta da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva, por Antônio de Pádua Galindo Pinho, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia (Seeb/BA), Francisco das Chagas Soares, diretor de Desenvolvimento Sustentável do BNB, Ocione Mendonça, presidente da Camed, e Zilana Melo Ribeiro, presidente da Capef.


A programação teve sequência com o painel “Nordeste – Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento”, e foi mediada por José Frota de Medeiros, diretor da AFBNB. Participaram como expositores Fábio Sobral, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Filosofia, e o técnico do ETENE Aírton Saboya, mestre em Economia Rural e doutorando em Desenvolvimento Regional – coordenador da revista BNB Conjuntura Econômica, publicação do Etene/BNB. Fábio falou, entre outros assuntos, sobre a conjuntura sócio-econômica mundial, a concentração de riquezas e a necessidade de preservação do meio ambiente. Já Airton apresentou índices relativos às mudanças ocorridas na região Nordeste e aspectos da política de desenvolvimento regional que contribuíram para isso, bem como aqueles que precisam avançar, como o fortalecimento das instituições.


À tarde, o painel foi mediado pelo também diretor da Associação, Reginaldo Medeiros, com as abordagens de Zilana Ribeiro, Presidente da Capef, Evandro Luiz Agnoletto – presidente da Associação Nacional dos Beneficiários REG e REPLAN (CEF), e Carlos Henrique Radanovitsck (atuário) com a análise sobre “Dignidade Previdenciária”, tema do 2º painel.


Encerrados os debates do painel, houve mesa informativa, apresentação do parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço de 2014 e da proposta de orçamento da entidade para 2015, com algumas recomendações e orientações, entre elas a venda da sede antiga da AFBNB, as quais foram aprovadas pela plenária.


O segundo dia foi dedicado às demandas da base. Divididos em grupos regionais, que contaram com a coordenação dos respectivos diretores da AFBNB de cada regional, os representantes retrataram a realidade cotidiana de suas unidades. Após esse momento, foram divididos em grupos de trabalho, nos quais foram elaboradas as propostas para a plenária final. São essas deliberações que nortearão as ações da AFBNB nos próximos meses.


A 47ª RCR foi tema de entrevista no programa de rádio O Povo Economia, do sistema O Povo. A jornalista Neila Fontenele entrevistou a presidenta da AFBNB, Rita Josina. Rita também participou ao vivo do programa de rádio Mundo do Trabalho, veiculado pela Rádio Universitária. A apresentação dos palestrantes está disponível no site da AFBNB (banner da 47ª RCR).


O relatório com as deliberações na íntegra, bem como as moções aprovadas será disponibilizado ainda esta semana. Confira também alguns registros na galeria de fotos, no site da AFBNB.


Para a Associação, as RCRs são um momento ímpar, de democracia, respeito ao contraditório, união, pensamento e organização coletiva em prol dos trabalhadores e do BNB, além de ser um momento rico de troca de experiências e de prestação de contas das atividades realizadas pela AFBNB. Ao longo dos próximos meses a Associação e seus diretores estarão empenhados em encaminhar as demandas dos representantes ao Banco e às demais instâncias e demais órgãos competentes aos quais as mesmas se direcionam. Em 2015, a luta continua!


Gestão Autonomia e Luta


Só a luta muda a vida!


Source: Notícias – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome