O movimento sindical amanheceu em luto, neste sábado (24/06). A primeira diretora do Departamento da Mulher do Sindicato dos Bancários da Bahia, Rebecca Costa Serravalle, faleceu nesta madrugada, depois de lutar bravamente contra um câncer. O sepultamento acontece às 14h, no Campo Santo, Federação.
Empregada da Caixa e advogada, Rebecca fez parte da entidade na década de 90 e deixou um legado de luta e atuação, tornando a questão de gênero forte entre as bancárias.
“Foi um período muito fértil. O Departamento de Gênero e o de Cultura faziam uma discussão política acerca dos problemas da mulher também com conteúdo da linguagem cultural”, declara a diretora Alda Valéria.
Rebecca ainda foi homenageada no primeiro prêmio Alice Bottas, no ano de 2015, justamente por conta da grande contribuição nas assembleias e nas greves da categoria, além de estar presente em diversas lutas a favor da mulher.
Atuou junto com a socióloga, Meire Castro, em uma pesquisa para definir o perfil das bancárias baianas, o que resultou na publicação do livro “Dividindo para somar”, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.
Ainda no período de permanência de Rebecca à frente do Departamento da Mulher, foi criada a revista Mulher em Movimento que mais tarde inspirou a revista Em Cheque.
O Sindicato dos Bancários da Bahia se solidariza com familiares e amigos.
Source: SAIU NA IMPRENSA – 400