Feliz dia dos bancários e das bancárias!

184

2022 dia do bancario 50c3b

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe parabeniza toda a categoria pelo seu dia, 28 de agosto. A data faz referência a greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e foi uma das mais longas da história. A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba. Em 1959, o Congresso Nacional aprovou um projeto do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco, colocando o Dia do Bancário no calendário nacional de comemorações.

Em 2022, o Dia do Bancário será comemorado na fase decisiva da campanha salarial, quando a categoria se prepara para a possibilidade de mais uma greve, devido às propostas rebaixadas apresentadas pelos bancos.

Como em 1951, os bancários terão que se mobilizar para garantir um reajuste satisfatório e a garantia de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A unidade e a disposição de luta serão novamente as maiores armas de categoria.

Parabéns aos bancários e bancárias pelo seu dia!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome