Governo Bolsonaro quer vender todas as estatais

18

A fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defendeu a aceleração do processo de privatização de estatais, demonstra bem a quem o governo Bolsonaro serve. E não é ao povo brasileiro.

Durante evento promovido pela International Chamber of Commerce – ICC Brasil, nesta segunda-feira (27/09), Paulo Guedes disse que o plano econômico do governo para os próximos 10 anos é vender empresas como Petrobras e Banco do Brasil. “Eu gostaria de privatizar todas as estatais, é uma forma de dizer. Quem dá o timing é a política”, disse o ministro.

O governo nem disfarça o benefício à iniciativa privada, como os bancos, em detrimento da população. “Se você pergunta: o que você gostaria de fazer nos próximos 10 anos? Mudar o regime previdenciário para capitalização”. Como se não bastasse o estrago feito com a reforma da Previdência.

As declarações reforçam a necessidade de tirar da presidência Jair Bolsonaro, um chefe do Executivo que ameaça a soberania do país. Desde que assumiu o poder, o presidente aprofunda o projeto de desmonte dos bancos públicos, iniciado por Michel Temer.

O desmonte das empresas federais faz mal ao Brasil. Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela que o desinvestimento nos serviços públicos prejudica o país e a população, destacando que o crédito bancário ofertado pelos bancos públicos promove a redução das desigualdades regionais. Vender as instituições tem impacto negativo direto no desenvolvimento nacional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome