Lucro dos bancos cresce 49% mesmo com PIX

158

 

Se enganou quem pensa que com PIX o lucro dos bancos ia cair. O contrário aconteceu. O resultado de 2021 está aí para provar. Em 12 meses, as organizações financeiras registraram ganho líquido de R$ 132 bilhões, elevação de 49% na comparação com 2020.

Os dados são do Banco Central. Três fatores ajudam a explicar os resultados: crescimento da margem de juros, redução de despesas com provisões e ganho de eficiência. O cenário para este ano também é de alta, mesmo com elevação da taxa de inadimplência.

Na avaliação do BC, a margem de crédito está pressionada pelo custo de captação, com impacto da Selic mais alta em 13,75%, entretanto o mix de crédito mais rentável com taxas mais altas, que só traz benefício ao sistema financeiro.

Tem mais. Embora a concessão de novos créditos esteja favorecida, as taxas de juros estão altíssimas. Neste cenário, é muito fácil compreender tamanha lucratividade dos bancos, colocando em conta também o alto índice de demissões, e uma rotina de assédio e pressão por metas a serem cumpridas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome