Luta pela vacina para todos: bancários são inseridos como prioridade no PNI

72
Os trabalhadores bancários obtiveram uma importante vitória na luta pela vacinação. Ontem (6) o Ministério da Saúde anunciou a inclusão dos trabalhadores bancários e dos Correios como prioritários no programa nacional de imunização (PNI).  Não foi uma conquista fácil!  Desde que o processo de vacinação teve início as entidades de representação e luta da categoria se mobilizaram nesta perspectiva.  Sindicatos, Federações, Confederações e  Associações, a exemplo da AFBNB  solicitaram a medida junto às autoridades nas esferas nacional, estadual e municipal, inclusive com Projetos de Lei.  Nada mais justo e necessário, haja vista a exposição a que estavam (e estão) expostos uma vez que os bancos permaneceram em funcionamento durante a pandemia.
Sem dúvida essa é uma importante vitória da luta do movimento representativo da categoria. Todavia, é oportuno fazer a ponderação de que ocorreu demora e descaso, tanto do próprio Governo – o Ministério chegou a responder ofício da AFBNB alegando a impossibilidade da inclusão (relembre aqui), quanto da patronal que não moveram uma palha nessa perspectiva. Enquanto os casos de covid cresciam, com incidência de óbitos de trabalhadores e trabalhadoras, limitaram-se a medidas internas – mesmo assim  sob pressão das entidades dos trabalhadores – além de contabilizarem os lucros do trabalho da “categoria essencial”, mas sem a devida proteção integral.
A inclusão passa a ocorrer agora, no momento em que o processo de vacinação, ainda que lento, avançou para as faixas etárias mais jovens e após os demais segmentos enquadrados no chamado “grupo de risco”  já estarem vacinados. Embora tarde, na nossa avaliação, diante das tantas perdas, devemos celebrar a vitória! Vacina para todos, já! Todos por todos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome