Mesmo com ensino superior, mulher ganha menos

297


Mesmo em maior número entre pessoas com ensino superior completo, as mulheres ainda enfrentam desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Essa disparidade se manifesta na hora de receber o rendimento mensal. 


No salário habitual médio de todos os trabalhos, por sexo, entre 2012 e 2016, as mulheres ganham em média 75% do que os homens ganham, significando que o sexo feminino tem o rendimento habitual médio mensal no valor de R$ 1.764,00 enquanto o deles é de R$ 2.306. 


Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (07/02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de 25 anos ou mais de idade, em 2016, as mulheres somavam 23,5% e os homens, 20,7% com ensino superior completo. E quando se comparam os dados com homens e mulheres de cor preta ou parda, os percentuais caem bastante: 7% entre homens e 10,4% entre mulheres. 


O levantamento mostra ainda diferença com relação à raça. As mulheres brancas alcançam superior completo em proporção duas vezes maior do que as pretas e as pardas, interferindo até mesmo na chance de concluir o ensino superior. Infelizmente a cor da pela ainda intensifica a desigualdade e o racismo no país. 


DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome