Nesta sexta-feira (20) diversos atos foram realizados nas unidades do BNB, sobretudo nas que foram listadas para o encerramento das atividades em todo o Nordeste. Nos Estados os sindicatos da categoria realizaram manifestações nas portas das agências, inclusive com paralisações em algumas unidades.
Por considerar que o fechamento de agências aponta para o desmonte do Banco (bancos públicos), a redução do papel social das instituições levada a efeito pelo governo de Michel Temer e que a medida é um revés estratégico, a AFBNB se somou ao movimento tendo participado ativamente das atividades.
Em Fortaleza (CE), diretores estiveram nas agências Santos Dumont (Capef), na agência Centro e na manifestação na Direção Geral do Banco (Passaré), organizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará. Dirigentes da AFBNB participaram de ações em outros estados como Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.
As mobilizações continuam e a Associação defende a unidade entre os trabalhadores que devem estar mobilizados contra mais uma medida que se soma a outras também restritivas, em relação aos recursos humanos.
Onde aconteceu:
Bahia: Salvador (ag. Liberdade e Cajazeiras), Feira de Santana e Vit. da Conquista
Rio Grande do Norte: Natal (ag. Centro e ag. Prudente de Morais)
Sergipe: Itabaiana (ag. Luiz Magalhães)
Pernambuco: Caruaru (ag. Maurício de Nassau), Petrolina (ag. Tobias Barreto)
Ceará: Fortaleza (a. Aldeota capef e Direção Geral)
Maranhão: Imperatriz (ag. Bernardo Saião)
Gestão Unidade e Luta