Mulher ainda tem pouco espaço no Congresso Nacional

79
Apenas 17,7% das vagas da Câmara dos Deputados são de mulheres. No Senado, o índice é menor, 16%

As mulheres ampliaram a participação nos espaços políticos. Mas, ainda assim é muito baixo. Embora ocupem mais cadeiras no Congresso Nacional, apenas 17,7% das vagas da Câmara dos Deputados são de mulheres. No Senado, é menor, 16%. Os índices estão abaixo da média global e da latino-americana, aponta relatório da União Inter-Parlamentar.

No universo de 43 eleições para Câmara avaliadas no ano passado, o Brasil atingiu apenas a 30ª posição, abaixo da Somália, Guiné Equatorial, Bahrein e Quênia. Para o Senado foram estudados 19 pleitos e o país ficou na 16ª posição. Para se ter ideia, das 81 cadeiras, apenas 13 são ocupadas por mulheres.
O levantamento destaca positivamente a participação das mulheres negras brasileiras nas eleições. De um total de 26 mil candidatas, 4,8 mil se declararam negras.

Mundo
Em todo o mundo, apenas 26,5% das vagas dos parlamentos são ocupadas por mulheres, um aumento de apenas 0,4% no ano, o mais baixo em seis anos. A UIP informa ainda que continuando no ritmo atual, as mulheres levarão 80 anos para atingir a paridade nos parlamentos em nível mundial.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome