No protagonismo, bancos públicos lideram concessão de crédito

45

Os bancos públicos devem atuar como locomotiva do desenvolvimento, financiando obras de infraestrutura e saneamento e ampliando a oferta de crédito. Pela primeira vez em sete anos, ou seja, desde 2016, a carteira de crédito dos bancos públicos supera a dos privados.

Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que no período de um ano, encerrado em março de 2023, a oferta de crédito das estatais cresceu 13,78%, enquanto a dos bancos privados teve alta de 10,89%.

Apesar de a maior oferta de crédito colaborar para o aquecimento da economia e induzir o desenvolvimento em setores importantes, o mercado financeiro critica o aumento da atuação dos bancos públicos, sob o falso argumento de que o livre mercado garantiria a alocação mais eficiente de recursos.

Mas, na prática, não é isso o que acontece, porque as empresas privadas não se interessam pelas carteiras de crédito de longo prazo e risco mais alto, como, por exemplo, é da agricultura, em que uma safra pode ser perdida por questões ambientais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome