Opinião – AFBNB, um marco na organização dos trabalhadores! Por Agnaldo Honório Barbosa

63

Durante todo o mês de fevereiro, mês de aniversário da AFBNB, publicaremos textos de associados, mensagens; resgataremos matérias antigas e bandeiras de luta relembrando momentos da história da entidade.

 

 

 

*Por AGNALDO Honório Barbosa – Representante da AFBNB (Unidade Casa Nova/BA) e integrante da primeira turma de representantes da entidade, de 1986

 

A AFBNB representa um marco na organização dos trabalhadores do BNB. A partir da sua criação iniciou-se um processo de fortalecimento da instituição Banco do Nordeste, de forma que o Banco passou a ser mais presente e visto por outras autoridades como um instrumento de desenvolvimento da Região Nordestina. A criação e regulamentação do FNE foi decisiva para a nossa existência até hoje. Também os diversos fóruns realizados em todo o nordeste e no norte de MG e ES, possibilitou um debate mais científico da nossa problemática regional e as desigualdades com o eixo sul/sudeste, apontando caminhos, estabelecendo parcerias e nos colocando como um banco diferente.

Houve luta pelo direcionamento estratégico do banco, também. Num momento em que o queriam como mero instrumento de geração de lucro, a AFBNB sempre apoiou a Carteira de Desenvolvimento. Sendo esse direcionamento outro responsável pela continuidade da empresa. A AFBNB sempre esteve atenta e articulada em Brasília junto aos congressistas e nos estados com os governadores – sempre que havia movimentos de enfraquecimento ou mesmo de extinção, privatização ou fusão do BNB. Inclusive com audiências públicas, como recentemente fizemos.

Particularmente, sinto grande satisfação em ser da PRIMEIRA TURMA de representantes da AFBNB, no ano de sua fundação, em 1986, nos meus 19 anos de idade, quando era funcionário na Agência de Araripina-PE e fiz parte da campanha da emenda constitucional quando da instalação da Constituinte de 1987, na ocasião, engrossei as fileiras e lutamos para conseguir as assinaturas necessárias à referida medida para a aprovação do FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

Portanto, nos seus 35 anos a AFBNB representa a voz dos nordestinos em defesa do Banco, da região Nordeste e de várias conquistas, manutenção dos empregos e direitos dos trabalhadores, em diversas fases e governos do Brasil.  Ajudou o Banco do Nordeste a ser reconhecido como úteis e imprescindíveis ao desenvolvimento regional.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome