Plano BD-Capef: AFBNB discute soluções com entidades e participantes

536
Na tarde desta segunda-feira (30) a Associação sediou reunião envolvendo a própria AFBNB, AABNB, Sindicato dos Bancários do Ceará, Conselheiros eleitos da Capef e Comissão representante dos participantes do Plano BD-Capef. O objetivo foi aprofundar a discussão acerca das inconsistências do plano, no tocante ao valor do benefício, bem como discutir alternativas e proposições com vistas às formas de abordagens junto às instâncias e órgãos responsáveis pela solução do problema.

Na oportunidade o atuário Rômulo Amaro, representante da Comissão fez uma apresentação acerca de dados técnicos e números do plano com ênfase no chamado “gap” (diferença) entre os valores dos benefícios. O  encontro decorreu da interlocução do próprio Rômulo durante reunião na semana anterior na AFBNB,  em cuja oportunidade foi oficializada a demanda dos participantes do plano BD-Capef por meio da Comissão que os representa, no sentido de  apoiar e fortalecer a luta, histórica, justa e oportuna para correção das anomalias que foram praticadas no benefício.

É sabido que tal processo desfigurou os benefícios, tornando-os irrisórios, muito aquém dos termos pactuados, fato que impede que os participantes se aposentem efetivamente. Assim, durante o encontro foram feitas abordagens acerca desse histórico como premissa para a discussão em torno dos objetivos apresentados. No mesmo sentido foi feito também um breve relato das ações desenvolvidas ao longo desse período, pelas entidades, sobretudo com ênfase para as lutas políticas e em demais esferas. Dessa forma a AABNB e a AFBNB reafirmaram o compromisso com a causa e com as iniciativas presentes, sobre as quais teceu congratulações pela  ação dos seus protagonistas, ratificando o apoio e a parceria na luta por melhorias, pela busca da solução do problema.

As entidades destacaram ainda, as diversas formulações, documentos, ofícios, busca de interlocução em diversas frentes em torno da questão, bem como iniciativas de ambas as entidades, com ênfase para ações que objetivam reverter a situação e que se encontram em trâmite no âmbito da justiça.

Com base nas discussões se direcionou a ideia de intensificar a interlocução junto à Brasília (órgãos e instâncias pertinentes), com o BNB, Capef, parlamento (quando for e conforme o caso), considerando a proposta apresentada por Rômulo (Comissão) bem como outras proposições que se vislumbre. Assim, decidiu-se manter a mobilização; além de buscar consultoria técnica, realização de seminário com os participantes e outras formas de luta. Essa é uma causa justa que conta com a marca histórica da AABNB e da AFBNB, sendo tal compromisso reafirmado.

Participaram da reunião, pela AFBNB: Rita Josina, Assis Araújo e Dorisval de Lima; pela AABNB: Miguel Nóbrega (diretor da ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e conselheiro eleito da Capef); pelo Sindicato dos Bancários: Cláudio Rocha; pela comissão dos participantes: Rômulo Amaro e Pedro Porfírio; Conselheiro Eleito: ‘Jofran’ Peixoto e o  Conselheiro Fiscal da Capef – eleito: Luís Alberto (Lula).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome