Programa Nossa Voz: Dowbor e a “pedagogia da economia”

40

Na tarde do dia 12 de maio foi realizada mais uma edição do programa NOSSA VOZ, ao vivo, pela página da AFBNB no facebook. O programa contou com a participação do Economista, professor da PUC-SP e ex analista de diversas agências das Nações Unidas, Ladislau Dowbor, com comentários de Dorisval de Lima, Diretor de Comunicação e Cultura da Associação.

Como tem sido característico das últimas edições do programa, a temática central foi o contexto de crise sanitária e seus impactos econômicos, mas também as relações do sistema financeiro com o atual cenário de caos social enfrentado em vários países, principalmente no Brasil. Dentre os vários temas abordados pelo economista, estiveram a presente crise política e a incapacidade de comando para combater o Coronavírus. Dowbor também discutiu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento da Pandemia: “o SUS é o que temos de mais rico, de mais capaz. Os planos nos extraem dinheiro, mas não são os mais competentes. A não ser para os muito ricos”, pontuou.

Em sua abordagem sobre o atual sistema financeiro, Dowbor fez ferrenhas críticas ao modelo que sequestra as riquezas do País transferindo-as para um pequeno grupo da elite endinheirada em paraísos fiscais, ainda destacando tópicos como o capital improdutivo, tema de um de seus livros, e a taxação das grandes fortunas como forma de redistribuir a riqueza. O economista, ao final, destacou a importância de que as pessoas tenham maior conhecimento sobre como funciona este sistema e sua forma de agir, ao que chamou de “pedagogia da economia”: “dar à população instrumentos de conhecimento, de reapropriação de suas liberdades”, enfatizou. Todo o material produzido pelo professor Ladislau Dowbor sobre as questões econômicas podem ser acessadas gratuitamente em seus site: www.dowbor.org.

O programa Nossa Voz é transmitido quinzenalmente, sendo um canal de comunicação aberto para debates de ideias sobre o BNB, o fortalecimento dos bancos públicos, desenvolvimento regional, a pauta dos trabalhadores e análise de conjuntura, sempre às terças-feiras, às 17h, na página do facebook da Associação. A próxima LIVE será no dia 26 de maio. Curta, comente e compartilhe esse importante conteúdo!

 

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

AFBNB ao lado dos trabalhadores

Gestão História e Autonomia para lutar – a AFBNB em ação sempre

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome