Programa Nossa Voz Especial destaca os 35 anos de AFBNB

71

Na  última quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a AFBNB realizou uma transmissão especial do programa Nossa Voz em comemoração aos 35 anos da entidade. A edição de aniversário contou com a participação da Diretora-Presidente da AFBNB, Rita Josina e dos diretores Assis Araújo e Dorisval de Lima, além do Presidente do Conselho Fiscal da AFBNB, Henrique Moreira.

Durante o programa os diretores discorreram sobre os diversos aspectos da história de luta da entidade, suas conquistas ao longo de três décadas e meia e os principais desafios que a Associação enfrenta no seu dia a dia.

Um dos aspectos abordados foi a importante conquista do FNE, ainda no bojo da construção da Carta Magna de 1988, Fundo que garante até hoje grande parte dos investimentos e aplicações do BNB na região. Dorisval de Lima fez um resgate das lutas iniciais da AFBNB, “foi um trabalho a várias mãos que culminou nestas conquistas”, afirmou, assim como a gestão dos fundos pelos bancos regionais de desenvolvimento, como ferramenta diferenciada em prol dos desenvolvimento das regiões.

Rita destacou a luta pelo fim das desigualdades regionais e a importância da AFBNB e do FNE ao longo do tempo nesse processo e como reflete nos dias atuais, “É uma luta que ainda é intensa, na mesma proporção que foi à época da conquista, apesar dos ataques”, lembrou. Rita também ressaltou três elementos que no seu entender são fundamentais para o sucesso da AFBNB: o somatório de esforços, a interlocução permanente e a constância nos esforços de todos.

Para Assis Araújo, a AFBNB continua fazendo um trabalho de defesa do Banco para além das causas trabalhistas em si. Para ele se trata de uma luta institucional do qual a AFBNB jamais se desviou neste anos todos. Para o diretor a defesa dos órgãos públicos significa a defesa do próprio emprego e das lutas por direitos dos trabalhadores,

Henrique Moreira destacou a importância da defesa das estatais e do microcrédito tendo em vista o atual momento de crise e de como essa luta perpassa diversos aspectos da vida da população e o como tal bandeira é fundamental no presente cenário. “Essa é a luta da AFBNB e seguiremos em frente junto com os funcionários”, pontuou.

Ao final, Rita falou sobre o trabalho que continua e como o apoio de cada um é decisivo para as vitórias da Associação, “cada um de nós é um apoio, um ombro na luta e isso nos encoraja e nos motiva, temos a sensação do dever cumprido e a confiança de que podemos fazer sempre mais”, concluiu.

O programa Nossa Voz é transmitido quinzenalmente, sendo um canal de comunicação aberto para debates e ideias sobre o BNB, o fortalecimento dos bancos públicos, desenvolvimento regional, a pauta dos trabalhadores e análise de conjuntura, sempre às segundas-feiras, às 18h, na página do facebook e YouTube da Associação. Curta, comente e compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome