Psicóloga apresenta pesquisa sobre saúde mental dos bancários

220


A psicóloga Érica Oliveira apresentou os resultados da sua pesquisa sobre saúde mental dos trabalhadores bancários em reunião com o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, e as diretoras Regina Sanches e Edna Vasconcelos, na manhã desta segunda-feira, 06/02. Érica Oliveira, que já foi estagiária do Sindicato dos Bancários, resolveu pesquisar sobre o assunto após ter conhecimento do número de bancários afetados por transtornos mentais.

A importância e necessidade de se tratar sobre o assunto parte dos dados preocupantes que o INSS aponta, onde somente em 2013, mais de 18 mil bancários (18.671) precisaram se afastar do trabalho por conta de problemas de saúde, sendo que 52,7% desse total foram afetados por transtornos mentais e doenças do sistema nervoso.

“Foi observado, durante a realização do meu estágio, um número significativo de bancários que apresentaram um nível acentuado de insatisfação pelas suas condições de trabalho e que em consequência disso sofriam de algum tipo de transtorno mental. No meu artigo, eu descrevi as condições de trabalho bancário e os principais fatores associados aos transtornos mentais nessa categoria, e também elucidei as possibilidades de atuação do psicólogo dentro desse contexto”, explica à psicóloga. 

A diretora do SEEB-MA, Edna Vasconcelos, acredita que para a categoria bancária é de fundamental importância que existam trabalhos acadêmicos e científicos que abordem as causas das doenças ocupacionais que acometem os bancários, pois despertam a atenção da sociedade para a realidade das condições de trabalho vivenciadas pelos bancários.
 


Source: SAIU NA IMPRENSA – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome