Sindicatos dizem temer privatização do BNB e buscam apoio na Alepe

124

Nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), acontece a Audiência Pública “A Importância do Banco do Nordeste para o Desenvolvimento Regional”, convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Alepe.

A agenda é uma articulação entre o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e o deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente da referida comissão. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório Ênio Guerra.

A audiência pública visa “ampliar o debate” , sobre o papel dos bancos públicos, com destaque para a atuação do Banco do Nordeste, que contribui decisivamente para o crescimento da economia na Região e para a geração de milhões de empregos, reduzindo as desigualdades inter-regionais.

A pauta sugerida pela Comissão Nacional em Defesa do Banco do Nordeste, da qual o Sindicato dos Bancários de Pernambuco faz parte, também foi tema de audiências públicas no Ceará (6/4) e na Bahia (29/4).

A proposta dos sindicatos é realizar o debate em todos os Estados da Região, criando comissões parlamentares mistas em defesa do Banco do Nordeste.

Os sindicatos controlados pelo PT e assemelhados gostam de propagandear que o Banco do Nordeste é hoje o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e o maior financiador de crédito rural do Brasil. O que não dizem é que o BNB foi salvo pelo governo FHC, que injetou mais de R$ 8 bilhões em sua capitalização à época, para cobrir créditos podres.

Em 2018, o Banco do Nordeste obteve lucro líquido de R$ 725,5 milhões e injetou mais de 40 bilhões na economia da Região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome