1º encontro de conselheiros representantes dos trabalhadores em empresas públicas lança cartilha

6

Publicação aborda aspectos legais do cargo; evento possibilitou troca de experiências e discussão de desafios para fazer frente a privatizações e retirada de direitos

O 1º encontro de conselheiros representantes dos trabalhadores nas empresas públicas reuniu, na noite de ontem (25), mais de duas dezenas de participantes. Eles falaram sobre seu papel nos conselhos de administração, fizeram relatos de suas vivências e atuações e assistiram uma exposição do advogado Luiz Alberto dos Santos, cujo estudo subsidia cartilha sobre aspectos legais do cargo e que está disponível no site do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, promotor do evento.

A coordenadora do comitê, Rita Serrano, que também é conselheira representante dos empregados na Caixa, destacou a relevância do encontro, em especial neste momento de luta contra as privatizações e defesa dos direitos dos trabalhadores em empresas públicas. Segundo anunciou, novas reuniões serão realizadas a partir de agora, como forma de ampliar a troca de experiências entre os conselheiros e fortalecer a atuação.

Hoje muitos conselheiros sofrem ataques para impedir que desempenhem seu trabalho, já que há um projeto privatista do governo federal em curso, bem como a retirada de direitos de trabalhadores. Assim, essa representação torna-se um desafio, e é preciso estar atento a todos os aspectos e complexidades do cargo, especialmente as legais, o que levou o comitê a realizar o encontro e efetivar a publicação da cartilha.

“Nos últimos anos o mandato do conselheiro eleito tem sido essencial para mobilizar as categorias, fazer a resistência contra privatizações das empresas e lutar por melhores condições de trabalho. Além disso, entre os papéis dos conselheiros está também o da fiscalização e uso dos recursos públicos. Nesse cenário, reunir os conselheiros, debater os problemas enfrentados, buscar esclarecimentos e somar esforços é fundamental”, aponta Rita.

Participaram do encontro representantes de diferentes empresas e setores, tais como o Banco do Nordeste do Brasil, Correios, Hemobrás, Embrapa, Banco do Brasil, Copergás, Eletrobrás, Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), Ebserh, Banco da Amazônia, Casa da Moeda, EBC, Eletronorte, Dataprev, Eletrobrás, Serpro, BNDES, CBTU e Metrô. Também esteve presente Jair Ferreira, representante da Fenae, entidade parceira do comitê.

O novo encontro dos conselheiros deve ocorrer no final de setembro, e a data será divulgada assim que for definida. Para mais informações, envie seu contato para o e-mail publiccomite@gmail.com

A íntegra da cartilha pode ser acessada em:
http://www.comiteempresaspublicas.com.br/portal/comite-empresas-publicas/noticias/encontro-de-conselheiros-eleitos-de-administracao-tem-lancamento-de-cartilha.htm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome