AFBNB: 36 anos de lutas, conquistas e coragem!

168

Hoje é um dia especial na história dos trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB): há 36 anos, neste mesmo dia, nascia a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), fruto da inquietação, da coragem, da organização e do sonho coletivo de um grupo de funcionários do Banco de se construir uma instituição forte, que por sua vez contribuísse para a redução das desigualdades que assolavam a região nordeste.

O contexto histórico, de redemocratização do país, estimulava o engajamento dos mais diversos setores em pautas coletivas e o desafio central naquele ano de 1986 para os pioneiros da AFBNB era por recursos estáveis que garantissem ao BNB o cumprimento de sua missão desenvolvimentista. De lá para cá foram inúmeras as batalhas travadas, muitas delas vitoriosas e outras em disputa ainda hoje, a exemplo das constantes investidas do mercado e do próprio governo aos recursos do FNE e ao Banco, seja por medidas provisórias, projetos de lei, emendas constitucionais ou de outras formas nada republicanas como boatarias plantadas na imprensa.

O que há de comum em todos esses momentos é a ação firme, forte e coerente da Associação, sempre protagonista na defesa e no fortalecimento do BNB e de seus trabalhadores. Independente, a AFBNB dialoga com o Parlamento e com todos os setores da sociedade que tenham interesse em se somar a essa luta coletiva, sempre na perspectiva de agregar agentes no cumprimento da missão da entidade, cujos objetivos se baseiam em três pilares: a defesa dos interesses de seus associados, o fortalecimento do BNB enquanto instituição de desenvolvimento e o combate às desigualdades sociais.

A história da AFBNB é a história de muitos homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, que não se deixaram abater por perseguições, indiferença ou dificuldades, mas que, animados por uma causa coletiva, se superam, se reinventam e se permitem renovar a esperança em dias melhores, em uma instituição que faça a diferença na vida das pessoas e da região e que valorize seu corpo funcional como substância principal de sua atividade.
Vida longa à AFBNB!

Força, coragem e conquistas ontem, hoje e sempre!

2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimos dirigentes da AFBNB, hoje é uma data muito especial, pois em 1983 – a gente já era funcionário do BNB, quando participamos dessa criação da nossa representação. Neste dia 04 de fevereiro de 2022, desejamos que Deus continue iluminando os caminhos para atender os atuais colegas, sempre com muita dedicação e respeito. Quem planta o amor no que faz, sempre colhe felicidade.
    Parabéns! Feliz aniversário AFBNB! Paz e bem!
    Prof. João Bosco –Aposentado do BNB e Mestre em Educação – https://bio.uiclap.com/boscodonordeste

  2. Parabéns A nossa querida Associação.
    Com certeza ela terá sempre esse papel fundamental na defesa e fortalecimento dos anseios dos seus associados, em especial, e também no objetivo de ajudar nas questões relacionadas ao Banco e ao desenvolvimento da região Nordeste.
    Creio que atualmente, enxergamos horizontes melhores no tocante a esse papel do BNB, para o qual foi criado.
    Feliz Aniversário!Feliz Vida longa pra AFBNB!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome