A AFBNB manteve intensa agenda de luta na última semana, pautando demandas e demais assuntos em prol dos trabalhadores, principalmente sobre questões da relação de trabalho no BNB.
Gabinete da Presidência
Na quinta-feira(7) a entidade se reuniu com o Chefe de Gabinete da Presidência e a equipe de Assessores. Na oportunidade foram abordados diversos assuntos, tanto sobre as relações de trabalho, quanto questões institucionais referentes ao BNB. Saúde e Previdência (Camed e Capef), planos de cargos e Remunerações, Planos de Previdência (BD e CV), assédio moral e sexual, Centrais, FNE, Microcrédito (Agroamigo e Crediamigo), concurso, Fundo da Caatinga, inserção institucional em Brasília, entre outros, foram pauta do encontro.
Os dirigentes da Associação foram enfáticos acerca dos assuntos, haja vista a urgente necessidade de melhorias nas relações de trabalho, bem como na reversão de medidas que estão sendo adotadas, as quais caracterizam como insatisfatórias ou prejudiciais aos funcionários. Na ocasião foi destacado também (com a demanda de reversão) a urgência para a retirada da ação que o Banco move contra a Camed no intuito de se excluir da prerrogativa de mantenedor da ‘Caixa Médica’, bem como o retorno dos genitores dos associados ao ‘plano natural’, uma vez que a exclusão, que chegou a dez anos (lembrança do então presente de grego em pleno Natal, à época), representou danos aos associados e à própria Camed, haja vista não haver mais a contribuição correspondente do patrocinador (BNB).
O intuito da agenda foi fazer a fundamentação sobre as matérias, na perspectiva de que seja buscado solução, o que requer dedicação e compromisso da Superior Administração do Banco nesse sentido.
Presença na Base
Ainda na quinta-feira (7) a Associação se fez presente na agência de Horizonte (CE) e na sexta-feira (8), nas Unidades de Jaguaribe (CE) e Quixadá (CE), como parte da sua política de presença permanente na base, para dialogar com os trabalhadores do BNB acerca das matérias pertinentes, as quais são objeto de interlocução com as diversas instância do Banco. Na oportunidade foram debatidos também assuntos sobre o papel e ações da AFBNB, organização dos trabalhadores, lutas da Associação, bem como também foi realizada filiação de novos associados.
Destaques importantes:
Melhoria no plano BD pois o que o ex presidente Byron Queiroz fez e tremendamente desumano.
A taxa de contribuição dos aposentados
para a CAPEF e um absurdo que o Banco interfira e juntamente com essa caixa tenha compaixão daqueles que trabalharam anos para uma aposentadoria digna.