AFBNB na luta com os trabalhadores do BASA: não às demissões sem justa causa!

499

O Banco da Amazônia (BASA), da mesma forma que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), são órgãos de desenvolvimento que como tal atuam nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente, cumprindo adequadamente a missão para a qual foram constituídas (O BNB há quase 70 anos e o BASA há quase 80 anos).

São Instituições imprescindíveis para o desenvolvimento do país,  pela sua ação de crédito diferenciada e constituem ferramentas essenciais de política econômica e social; são responsáveis pela gestão e operacionalização dos fundos constitucionais de financiamento – o  FNO, da região Norte, pelo BASA e  FNE, da região Nordeste, pelo BNB – pelo trabalho de mulheres e homens, corações e mentes, por  funcionários qualificados, dedicados, que merecem todo respeito, reconhecimento e valorização.

Em  específico ao BASA, lamentavelmente a despeito disso e em  desrespeito a esse histórico,  paira a   ameaça de demissão em massa, sem justa causa, por decisão da sua Diretoria, conforme denunciam a Associação dos Empregados do Banco (AEBA) e Sindicatos dos Bancários, uma flagrante política de desmonte e de acentuação do desemprego e desajuste social. Do contrário de adotar medidas que apontam para a desagregação, privatização e desinvestimento social, compete à administração do BASA buscar a interlocução e a adoção de medidas no sentido de fortalecer a instituição, de aperfeiçoar seus instrumentos de crédito, bem como de implementar políticas de  reconhecimento e valorização dos trabalhadores, haja vista a grande demanda da sociedade pela ação do Banco em prol do desenvolvimento.

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) manifesta veemente repúdio à infeliz e lamentável intenção. Por oportuno expressa também a solidariedade com os trabalhadores do BASA e se soma na luta contra tamanho absurdo. Dessa forma, se alia à AEBA e aos sindicatos para reafirmar incondicional apoio e parceira nessa luta.

O Banco da Amazônia e seus trabalhadores merecem e exigem respeito! Pelo fortalecimento do BASA!  Não às demissões sem justa causa!

Confira abaixo cartaz conclamando para ato nesta sexta-feira (11)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome