AFBNB participa do 1º Encontro On-line com Participantes da Capef

59

A diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa e o diretor de comunicação e cultura Dorisval de Lima participaram na manhã do dia 12 do 1º Encontro On-Line com Participantes da Capef residentes no Ceará. O evento reuniu virtualmente trabalhadores da ativa, aposentados, diretores da AABNB e gestores do BNB e da CAPEF.

Em sua intervenção, Rita Josina manifestou solidariedade a todos que perderam parentes para o coronavírus, que enfrentam ou enfrentaram a doença, destacando a importância das duas caixas – Camed e Capef – na retaguarda de apoio aos trabalhadores do Banco em momento tão delicado como o atual. “É uma satisfação sentir a solidez dessas Caixas, algo construído por tanta luta e tanto empenho pelos que nos antecederam; uma satisfação de ver as Caixas com resultados positivos, fruto do compromisso e transparência na condução”, afirmou, fazendo um apelo para que as novas gerações acompanhem de perto, se apropriem e deem continuidade a todo o trabalho que foi feito pra que essas Caixas permaneçam contribuindo com a qualidade de vida dos trabalhadores por muito mais tempo.

Ainda na perspectiva de defesa das Caixas, Rita destacou a orientação da AFBNB pelo voto “Não” na consulta para alteração no Estatuto da CAMED, nos próximos dias 25 e 26. “Nossa atitude de votar ” Não” é uma forma de estar defendendo a Camed. A AFBNB tem feito um trabalho com muita responsabilidade, pautada pelos trabalhadores, e a nossa intenção é garantir direitos, mas também a sustentabilidade das Caixas e do próprio Banco”, afirmou.

Jurandir Mesquita, presidente da Capef, reiterou o papel das Associações representativas e a interlocução com essas entidades, que se configuram como importantes canais entre a Caixa e os assistidos, citando demandas levadas pela AFBNB nesse período, a exemplo da flexibilização na política de empréstimo diante de dificuldades financeiras, principlamente nesse momento atendidas pela gestão da instituição.

Jurandir apresentou o organograma da Capef; o calendário de retomada das atividades presenciais – já iniciado parcialmente e com previsão de retomada com 100% do pessoal até o dia 21 de setembro, data em que deve ser reiniciado também o atendimento presencial mediante agendamento; e um resumo dos números do primeiro semestre, que apontam para estabilidade dos planos BD e CV1, sem déficits nos resultados atuariais.

Ele informou que a Capef foi selecionada para participar do HUPP (1° hub de inovação e tecnologia da previdência complementar) e socializou estratégias de sustentabilidade da Caixa de Previdência, que incluem a administração de outros planos (em análise pelo Banco) e a oferta de serviços cada vez de mais qualidade aos participantes, o que demanda investimento em inovação. Lembrou também que será realizada eleição para ouvidoria da Capef, destacando a importância dessa instância para a governança da Caixa.

Dorisval de Lima, diretor de comunicação e cultura da AFBNB, reconheceu a importância da Capef mas enfatizou a permanência de distorções no plano BD que levam os trabalhadores do Banco a ficarem impossibilitados de se aposentar devido à diminuição gritante nos rendimentos pós aposentadoria. Ele ressaltou que essa é uma bandeira de luta da AFBNB e faz parte das ações permanentes da entidade, que já pautou o assunto várias vezes com a sucessivas gestões tanto do Banco quanto da Capef, sem que essa atecnia tenha sido ainda resolvida, o que levou a Associação a ingressar com ação na Justiça. “Por serem patrimônios importantes, a Camed e a Capef são vitais para os trabalhadores, para que possam continuar firmes e com saúde na construção dos resultados do BNB, por isso compete a todos nós e não apenas à gestão o cuidado e o acompanhamento.” Dorisval reiterou também o “voto não” na eleição para alteração do Estatuto da Camed, reafirmando a disponibilidade da AFBNB sempre em dialogar e contribuir para a melhoria dos planos de saúde e previdência.

A AFBNB ao lado dos trabalhadores

Gestão História e Autonomia para lutar: a AFBNB em ação, sempre!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome