AFBNB participa de programa sobre juros e desenvolvimento

96

A diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, e o diretor de comunicação da Associação, Dorisval de Lima, participaram da edição de ontem (2) do programa Democracia no Ar, juntamente com o professor da Universidade Federal do Ceará, Fábio Sobral. O tema abordado foi os impactos dos juros altos para o desenvolvimento do Nordeste.

Para Dorisval, o debate é prioritário para que se avance, e se desmistifique certas questões, criticando a alta dos juros. “Transfere-se da poupança do país, do PIB, daquilo que o povo paga de impostos e tributos para o sistema financeiro que faz especulação e não está preocupado com o desenvolvimento do país”, afirma.

Fábio Sobral fez um resgate histórico da teoria “inventada” por economistas norte-americanos, a partir de uma grande crise na década de 1960, de que se os juros sobem, os preços caem. Embora falaciosa, muitos economistas brasileiros a defendem. “Isso não funciona mas é muito útil porque serve aos bancos”.

Rita Josina destacou que esse tema sempre esteve presente mas agora está em ebulição pelo absurdo dos números e a repercussão do resultado das eleições no mercado financeiro. “Falando como trabalhadora, a gente percebe que algo de muito prejudicial está acontecendo”, referindo-se à manobra que precisa ser feita para driblar as contas do mês, apesar de ter uma renda fixa e segura. “A gente sente na pele que essa economia está favorecendo alguém e não são os trabalhadores e nem a sociedade”.

Assista o programa na íntegra aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome