AFBNB participa do webinar “Diálogo Aberto” realizado pela Capef

91

Na tarde desta terça-feira (16) a Capef realizou o webnar  “Diálogo Aberto”  com o objetivo de trocar informações com participantes e entidades sobre os planos de previdência administrados pela Caixa. O evento se deu em formato virtual, em que os diretores responderam perguntas dos participantes enviadas previamente e durante o evento.

O diretor de Comunicação e Cultura da AFBNB, Dorisval de Lima, participou do evento. Na oportunidade, reiterou que o tema Capef, com destaque para o Plano BD “é um assunto muito caro para a entidade, o qual é pautado de forma recorrente em todos os momentos: debates, reuniões com a Caixa, bem como nos fóruns de discussão  com a base, sempre expondo os problemas existentes e cobrando soluções para os mesmos”, ressaltou.

Dessa forma, em alusão ao Plano BD, o diretor contextualizou o tema que foi pautado recentemente na Previc, em Brasília, bem como com o recém empossado Presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara. Destacou também que, com esse objetivo, a AFBNB constituiu assessoria jurídica para fazer estudo a partir de dados solicitados à Previc e à própria Capef na perspectiva de apontar soluções, inclusive buscando a justiça, caso se faça necessário.

O diretor falou ainda na necessidade de destravamento da política restritiva de capacidade de reembolso do EAP (empréstimo a participantes), haja vista a Capef estar calculando tal capacidade com base no benefício previsto, renda que o pretenso tomador não possui, já que o mesmo tem como renda o salário do Banco, por ser funcionário da instituição. Tal política inviabiliza que o negócio seja realizado, uma vez que o benefício previsto é absurdamente inferior ao salário que recebe. Dorisval lembrou ainda que o assunto não é fato inédito, cuja demanda já foi apresentada à Capef, inclusive por ofício.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome