Agências extra regionais: AFBNB se reúne com trabalhadores e direção do Banco

227


Tão logo tomou conhecimento da possibilidade de fechamento das agências extra regionais, a AFBNB manifestou-se de imediato publicamente contra e encaminhou ofício ao BNB solicitando reunião para tratar do assunto.


Durante agenda institucional em Brasília, dirigentes da entidade obtiveram a informação de que não há orientação do Governo nesse sentido, o que reforça a tese da AFBNB de que a medida é no mínimo inadequada, haja vista não restar dúvidas de que se trata de iniciativa interna.


A Associação reuniu-se com a Superintendência de Distribuição e Supervisão da Rede de Agências do Banco, ocasião em que reforçou a necessidade de dialogar sobre o assunto, possibilitando a participação dos trabalhadores, garantindo a transparência no processo de discussão de qualquer decisão dessa natureza a ser tomada.


Assim, a direção do Banco, por meio de sua Superintendência, informou que o que se pretende é fazer um levantamento, atendendo a questionamento do Conselho de Administração do Banco, sobre o funcionamento dessas agências e ratificou que a até o momento não existe decisão ou direcionamento quanto ao que se pretende sobre o funcionamento dessas unidades.


Independente de qual seja o resultado desse estudo, o posicionamento da Associação é o mesmo: o BNB deve ser fortalecido no sentido de fazer valer a sua missão; as agências do Banco devem ser estruturadas de modo a dar condições para o pleno exercício; os sistemas devem ser melhorados para atender às demandas das unidades e da população; os processos internos devem ser ágeis, transparentes e inteligentes; e os trabalhadores do Banco devem ser valorizados, respeitados e reconhecidos.


Qualquer atitude em contrário não condiz com uma instituição de desenvolvimento. Quanto às unidades extra regionais, entende-se que um debate aberto, transparente, e com informações precisas evitariam o surgimento de boatos quanto à desmobilização que, caso venham a se confirmar, será um grande retrocesso, um revés estratégico na política do BNB.


A AFBNB vai articular o Conselho de Administração do Banco e mais uma vez reforçará que é necessário um planejamento sério, participativo e embasado na bandeira de luta da entidade: fortalecimento do BNB e valorização dos trabalhadores.


Visitas


Nos últimos meses a AFBNB esteve reunida com trabalhadores das agências extra regionais. Em setembro esteve em São Paulo (SP), no mês passado em Belo Horizonte (MG) e essa semana em Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Nos encontros, a diretoria dialogou, dentre outros assuntos, sobre o funcionamento dessas unidades e reforçou o posicionamento da entidade contrário ao fechamento das agências. Abordou também a respeito das ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade tanto no âmbito do fortalecimento do BNB quanto na defesa dos direitos dos trabalhadores, inclusive pela via judicial.



Agência São Paulo (SP)



Agência de Belo Horizonte (MG)



Agência Rio de Janeiro (RJ)



Agência Rio de Janeiro (RJ)



 


Agência de Vitória (ES)


Source: Notícias – 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome