Fotos: Divulgação
Diretores da AFBNB participaram nesta terça, 29, de atos contra o Governo Temer
A AFBNB iniciou nesta terça-feira (29) e prolonga até dia 01/12 mais uma agenda Institucional em Brasília (DF). Na pauta, vários encaminhamentos de temas que são tratados pela Associação, entre eles a organização da ação da entidade com projetos na Comissão de Legislação Participativa – CLP, a interlocução com a coordenação da bancada nordestina quanto a projetos de lei que impactam o FNE e o Banco do Nordeste, além da participação em audiências e atos desfavoráveis a projetos que atentam contra o Brasil e a luta dos trabalhadores, como a PEC 55 e o PLP 268.
Pela Associação, participam da agenda a presidenta da entidade, Rita Josina, o diretor de Ações Institucionais, Alci de Jesus, o diretor de organização, José Frota de Medeiros, além dos conselheiros fiscais José do Egito e José Carlos Aragão Cabral.
No gabinete do Deputado Julio César (PSD-PI), a AFBNB tratou de questões relacionadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2017) e da confirmação por meio de emenda parlamentar do aumento de recursos destinados para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), até então estimado em valores que representavam uma redução de mais de 80% em relação a 2016.
A entidade considera medidas como essa uma verdadeira afronta, que vai contra o desenvolvimento regional e em razão disso elabora estratégias na perspectiva de garantir ações diferenciadas às regiões com necessidades estruturais e sociais, especialmente no caso do Nordeste que vem enfrentando uma das maiores secas de sua história.
Nesse sentido, foi confirmada reunião nesta quarta-feira (30) com o deputado Júlio César, líder da Bancada Nordestina na Câmara, às 15h30. Na oportunidade, os diretores reforçarão a necessidade do maior aporte de recursos para o FDNE no âmbito da PLOA 2017, em patamares de valor condizente com os anos anteriores, e especialmente a necessidade de a bancada nordestina lutar pela diminuição dos juros praticados pelo Fundo Constitucional de Financiamentos do Nordeste – FNE, considerando inclusive o redutor estabelecido pela lei que renegociou as dívidas rurais.
Ainda nesta quarta-feira, será oficialmente apresentado na Comissão de Legislação Participativa (CLP), que tem na presidência o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), o projeto de realização do seminário “Desenvolvimento Regional, uma prioridade nacional”, em agosto de 2017, o qual deverá ser realizado no auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional. O evento é uma das atividades que comporão a programação da 52ª Reunião do Conselho de Representantes da entidade (52ª RCR), e será realizado em Brasília, atendendo à resolução aprovada pelos associados.
Estudantes e entidades de trabalhadores lutam contra a PEC 55
Na tarde de terça-feira, ofícios contra a PEC/55 e contra o PLP/268, que visa a alterar a governança das Caixas de Previdência Complementar, foram encaminhados a todos os parlamentares que discutem as matérias. Os diretores participaram de ações realizadas por movimentos organizados de todo País tendo como pauta a luta contra a PEC 55, que pretende cortar investimentos sociais durante os próximos 20 anos.
Os diretores se solidarizam com os participantes do ato que lutam por uma sociedade mais justa e desigual e que durante os protestos sofreram censura policial militar ao direito de ir e vir por meio de ações provocativas e repressivas e com reações desproporcionais diante de uma manifestação composta em sua maioria por estudantes e trabalhadores.
AFBNB ao lado dos trabalhadores
Gestão Autonomia e Luta